Como planejar a carreira diante de tantas possibilidades?

Por: Gabriela Techio – Consultora de Carreira –

Como planejar a carreira diante de tantas possibilidades? Essa pergunta surge com frequência nos atendimentos de consultoria de carreira. Gera ansiedade nos jovens a possibilidade de tomar decisões e repensar suas escolhas ao longo do tempo.  Como consultora de carreira, destaco três aspectos importantes no processo de reflexão sobre o futuro profissional:

1)    Investir em autoconhecimento é a melhor estratégia para lidar com contextos instáveis. Assim, diante de diferentes possibilidades, saber quem sou e o que é importante para mim servirão de guias para escolhas mais assertivas.

2)    Por mais que as situações se modifiquem, temos a capacidade de nos adaptarmos e aprendermos coisas novas. Não subestime essa sua habilidade e assuma uma postura curiosa no seu dia a dia.

3)    ” O futuro é um grande ponto de interrogação”, essa foi a frase que escutei de um aluno em um evento. Concordo, o futuro tem em sua composição o elemento da incerteza. Todavia, o futuro também é feito de momentos presentes. Sempre que estiver pensando no que poderá acontecer lá na frente, pergunte-se: O que posso fazer hoje para me aproximar do que desejo?

Por fim, deixo uma sugestão extra, que tal contar com uma pessoa para te auxiliar a pensar a sua carreira?,

A equipe do PUCRS Carreiras está aqui para isso, faça seu planejamento de carreira conosco 🙂

Entrar em contato com o atendimento