Talento, Propósito e Engajamento: onde isso pode te levar?

Por: Bruna Lira – Gestão de Talentos –

Possuir um talento é ter uma aptidão natural ou adquirida, que pode colocar as pessoas em destaque em diversos contextos da vida. Muitas vezes, o profissional não descobriu seu talento ainda, até ser provocado pelo mercado de trabalho ou por situações adversas da vida.

Uma boa maneira de buscar entender no que você é bom, é pensar naquilo que você faz com facilidade, ou aquilo que te motiva. A partir disso, fica mais fácil compreender quais são os seus talentos, natos ou adquiridos.

Outra forma de entender o que nos move, é pensar para que estamos fazendo o que fazemos. Considerando esse assunto no mundo corporativo, atualmente se compreende o propósito como algo impulsionador no significado da vida das pessoas. É algo que motiva e que faz com que busquemos ter uma vida mais feliz, com uma razão para acordar cedo todos os dias.

Já que estamos falando em motivação, percebe-se que é importante estar engajado para que tudo aconteça. Estudos recentes apontam que 85% dos colaboradores não se sentem engajados quanto ao trabalho ou ambiente de trabalho, segundo dados da Consultoria McKinsey, de 2017. Em contrapartida, a pesquisa evidenciou que as pessoas que veem um sentido no que fazem todos os dias, estão cinco vezes mais engajadas no trabalho.

Os funcionários que trabalham motivados por um propósito mostram-se 17% mais satisfeitos do que os que não têm isso claro.

O ponto chave destes temas é sobre possuir um talento que te destaca, com a relevância de um propósito, somado ao comprometimento com o que está sendo feito. Assim, talento, propósito e engajamento se tornam agentes de mudança para um melhor desempenho, principalmente no contexto profissional. Se você é uma pessoa com competência de liderança, por exemplo, tem um propósito relevante quanto a isso e está engajado(a) com a causa, qual a chance disso gerar bons resultados?