A entrada na Universidade e planejamento de sua carreira

Por: Gabriela Techio – Gestão de Carreira –

A saída do ensino médio e a entrada em uma universidade marcam uma das primeiras grandes decisões de carreira que um pessoa pode tomar. Nesse processo, o jovem é convidado a pensar sobre seus interesses, pesquisar cursos e profissões e passar por um teste de conhecimento, o vestibular. Essa etapa pode ser marcada por ansiedades, despedidas e expectativas frente ao que está por vir, agora como estudante universitário.

O início de um curso de graduação será repleto de novas perguntas e decisões a serem refletidas e tomadas. Diante disso, o PUCRS Carreiras organizou três dicas para quem está chegando à Universidade:

Explore a Universidade para além da sala de aula. Faça isso acompanhando as redes sociais e participando de atividades extraclasse que são oferecidas. Por exemplo, você pode participar das oficinas de currículo, linkedin e entrevista que o PUCRS Carreiras realiza mensalmente com o objetivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho.

Busque o autoconhecimento: Para isso, durante os semestres avalie quais as disciplinas fazem mais sentido para você, os assuntos que te despertam maior interesse e as atividades que te geraram mais prazer e motivação ao serem realizadas.

Invista em sua rede de contato: Aproveite os espaços das aula para trocar ideias e opiniões com os colegas e para tirar suas dúvidas sobre conteúdo, mas também sobre carreira, com seus professores. A trajetória profissional não precisa ser e nem deve ser um caminho solitário.

Pensar e planejar a carreira não é uma tarefa simples, para isso existe o PUCRS Carreiras. Nosso serviço conta com uma equipe de profissionais que podem te auxiliar no teu autoconhecimento, na exploração de possibilidades de carreira e no planejamento dela. Conta conosco!