Conexão de conhecimentos: consultora participa de aula com estudantes do Espírito Santo

Por: Amanda Ferronato – Assessoria de Comunicação –

Uma conexão com mais de dois mil quilômetros. Essa foi a distância entre a consultora de carreira, Gabriela Techio, e a turma da disciplina optativa de orientação profissional e de carreira da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Na última quinta-feira (18), a convite do professor e coorientador do seu mestrado, Alexsandro Luiz de Andrade, a consultora conversou online sobre o tema “Mulher e mercado de trabalho” com os estudantes da UFES.  

Apresentação da Consultoria Gabriela Techio para os alunos da UFES

Desde 2009 Gabriela estuda sobre a Trajetória de carreira feminina e no último ano vem notando o forte impacto da pandemia nessa trajetória. A psicóloga conversou com os estudantes sobre esse cenário e abordou e também sobre as transições do ciclo vital, desde a infância, primeira escolha, entrada e manutenção da mulher no mercado de trabalho. Ela destaca que “a turma era muito engajada e participativa isso possibilitou momentos de trocas e discussõesPrecisamos discutir esse tema, pois vivemos um momento de retrocesso dos direitos das mulheres, muitas que são afetadas durante a pandemia”, disse Gabriela. 

De encontro a preocupação da psicóloga, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) levantou dados que apontam que 7 milhões de mulheres deixaram o mercado de trabalho na segunda quinzena de março de 2020 para 5 milhões de homens. Além do mercado de trabalho, as mulheres também são as mais afetadas emocionalmente pela pandemia. Segundo um estudo exploratório sobre o impacto psicológico a Covid-19, 40,5% das mulheres entrevistas apresentam de sintomas de depressão, 34,9% de ansiedade e 37,3% de estresse.  

Para contrapor esses dados, Gabriela, apresentou aos estudantes sobre o Grupo de preparação para mulheres no mercado de trabalho, que tem o objetivo de auxiliar as mulheres que estão em busca de uma oportunidade, e em 2020 teve duas edições. Mas não para por aí, em 2021 irá acontecer a terceira edição do Grupo no mês de maio, contribuindo com a trajetória de vida de mais mulheres.  

Deixe um comentário