#DiaDoLivro: 20 títulos indicados pela equipe

Por: Amanda Ferronato – Assessoria de Comunicação –

Para comemorar o Dia Mundial do Livro nada melhor do que dicas de leituras. Para isso, convocamos nosso time de leitores para compartilhar títulos que nos marcaram de alguma forma. São 20 obras que farão você percorrer os mais diferentes universos literários,  se encantar por cada história e refletir sobre a mensagem que cada livros passa. 

Inspire-se em nossas dicas e boa leitura! 

1 – Por Todas Nós: Conselhos que não recebi sobre luta, amor e ser mulher – Ellora Haonne (Amanda Ferronato)
Uma das coisas mais complexas da vida é a luta para aceitar-se. Todos os dias, travamos uma batalha contra nós mesmas, nossos desejos, nossa sexualidade e nosso corpo. O livro de Ellora surge como uma ferramenta de luta, coragem e empoderamento feminino nos mostrando que não estamos sozinhas e precisamos questionar tudo aquilo que a sociedade impõe – sem julgamentos nem padrões preconcebidos. 

2 – A coragem de ser imperfeito – Brené Brown (Ana Cecília Petersen)
Enquanto Brené Brown descreve momentos de sua própria vulnerabilidade e menciona dados de sua pesquisa. A autora aprofunda a importância de vivermos com o propósito de sermos verdadeiros conosco e com quem convivemos – acolhendo nossa imperfeição com amorosidade e respeito. Além disso, ela ensina que tudo bem ser quem a gente é, imperfeito, como todos nós somos.  

3 – Saga Harry Potter – J.K. Rowling (Andrêus Sousa)
Para quem tem uma série de livros que gosta muito, ou que não tinha tido tempo de terminar a leitura antes, a indicação são os sete livros da saga criada por J. K. Rowling, que conta  a saga do bruxo Harry Potter contra o  Lords das Trevas, Voldemort.

4 – O Propósito – Sri Prem Baba (Bruna Lira)
O autor expande o diálogo amoroso a que sempre se propôs, abordando temas que têm a ver com os anseios mais íntimos do ser humano. Se trata de uma viagem que leva o leitor ao interior de si mesmo. É um livro bastante profundo, que traz conteúdos da vida que talvez antes nunca tenhamos nos deparado: relações humanas, sentido da vida, falhas, permissões, “karmas”, entre outras. 

5 – A realidade em Jogo – Jane McGonigal (Bruna Zomer)
O livro nos traz um panorama do porquê estamos preferindo investir mais tempo em jogo vídeo games, ao invés de executarmos as nossas tarefas rotineiras. E isso não é porque os jogos são os “vilões” da história, mas sim porque a nossa realidade não é mais capaz de suprir os nossos desejos. Ela também mostra como eles se tornaram uma importante ferramenta para nos ajudar a resolver os grandes desafios da nossa sociedade.

6 – O segredo – Rhonda Byrne (Bruna Weirich)
O livro que fala sobre o poder da lei da atração e como usá-la a seu favor, com várias histórias inspiradoras de pessoas que utilizaram dessa técnica em suas vidas.

7 –  Viver em Paz para morrer em Paz – Mário Sérgio Cortella (Carine Rodrigues Freitas)
O autor faz refletir sobre o que é importante na vida, e se não existíssemos que falta faríamos? O importante não é ser famoso ou consumista. Importante mesmo é sermos importantes para alguém, mas de que forma? E o que podemos fazer para sermos lembrados e deixar nosso legado no mundo em que vivemos?

8 –  Originais – Adam Grant (Cristiane Kramer)
Apresenta diversas ideias sobre assuntos da vida pessoal e profissional, que redefinem nossas expectativas sobre o que é preciso para fazer a diferença. Grant é um pesquisador que investiga a ciência daquilo que motiva as pessoas e como qualquer um pode fazer do mundo um lugar melhor.

9 – A noite das mulheres cantoras – Lídia Jorge (Denys de Mello Lopes)
Li esse livro quando era mais novo, mas ainda acho uma história muito interessante. A leitura tem um toque bem que íntimo, então parece que as personagens falam contigo. Recomendo muito! Ainda mais por ser super rápido e com uma linguagem acessível.

10 – Ecce Home – Friedrich Nietzsche (Franciele Munhoz)
Nietzsche escreveu este livro em que fala apaixonadamente de suas influências, de sua paixão, de como surgiram suas obras, de seu modo de vida, de seus objetivos.

11 – Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais – Marshall B. Rosenberg  (Gabriela Techio)
A leitura do livro permite refletirmos sobre como nos relacionamos. A comunicação pode ser fonte de conflitos ou uma demonstração de sensibilidade e empatia. Podemos ser respeitosos com o outro sem deixar de lado nossos valores e opiniões, mas para isso é preciso autoconhecimento. Esse livro é um convite para nos conhecermos e nos responsabilizarmos por nossas ações no mundo. 

12 – Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis (Gustavo Acker)
O defunto Brás Cubas conta toda sua vida desde o seu nascimento até a sua morte num estilo inovador e inédito até então, sempre irônico no tom Machadiano. Conta seus amores frustrados com Marcela e Virgília, conta a sua tentativa de entrada na vida política e a sua procura de dar sentido na sua vida indo na filosofia falida de Quincas Borba.

13 – Atitudes Renovadas – Divaldo Pereira Franco (Katia Almeida)
O livro fala sobre a necessidade de reavaliarmos nossas atitudes frente à vida e frente aos que fazem parte da nossa convivência. Traz uma visão muito atualizada, discutindo temas relacionados a conflitos humanos de diferentes naturezas. Dá dicas de como podemos mudar hábitos nocivos por Atitudes Renovadas.

14 – Não me julgue pela capa – Matheus Rocha (Maicon Rocha)
Este livro me ajudou bastante em diversos momentos da minha vida, mas principalmente agora, durante este período de quarentena ele expõem uma outra visão da ansiedade e como podemos lidar com ela, é baseado em relatos (como um diário) de Matheus Rocha.

15 – Sonho Grande – Cristiane Correa (Patrícia Wendling)
Este livro conta os bastidores da trajetória dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, desde a fundação do Banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje. Eles marcaram o capitalismo brasileiro e sua filosofia baseada na meritocracia, eficiência e possibilidade de ascensão serve de inspiração até hoje para diversas empresas.

16 – Hoje Sou Alice – Alice Jamieson (Priscila Dietrich)
Relata a história de uma jovem com transtorno de múltipla personalidade que precisou lutar contra transtorno alimentar, o uso de álcool e em paralelo a isso, contra nove personalidades que surgiram diante de experiências cruéis de sua infância. Narrativa inspiradora e cativante sobre um transtorno raro e instigante.

17 –  12 Regras para a Vida Um Antídoto para o Caos – Jordan B. Peterson (Raquel Bernardon)
O caos no mundo está instaurado e Peterson neste livro traz a reflexão de como antigos costumes podem auxiliar nas relações atuais. Nada melhor que uma abordagem com profundas conexões entre neurociência, psicologia e as mais antigas histórias da humanidade para falar sobre disciplina, coragem e da necessidade de um pensamento claro e verdadeiro. Tudo isso descrito em 12 diretrizes para tentarmos viver de forma correta ao longo de nossa vida em família, trabalho e comunidade.

18 – Quem mexeu no meu queijo? – Spencer Johnson (Ricardo Pereira)
É uma parábola simples que revela verdades profundas sobre mudanças. Esta obra dá dicas fantásticas de maneira simples de como devemos lidar com as mudanças constantes em nosso trabalho e vida pessoal. O livro foi escrito para pessoas de todas as idades, com o propósito de apresentar aos seus leitores ensinamentos que podem durar por toda a vida.

19 – A Delação – John Grisham (Silvane Pinto)
Lacy Stoltz trabalha para o Conselho Judicial da Flórida e investiga a atuação da Juíza Clauida McDoverno processo que autorizou a construção de um cassino em terras indígenas, abrindo caminho para a ampliação dos negócios de Vonn Dubose. Ganancioso e nada ético ele não mede esforços para alcançar seus objetivos, comprando o apoio da juíza numa trama que envolve falcatruas e assassinato e que colocará a vida de Lacy e seus colegas em risco.

20 – Cem anos de Solidão – Gabriel Garcia Marquez (Tatiane Froelich)
A história latino-americana tão repleta de guerras e solidão a partir da árvore genealógica da família Buendía O livro mescla histórias de revoluções, fantasmas, incestos e corrupções. A obra transporta o leitor para o mundo de solidão dos personagens tão apegados a guerras inúteis, à solidão e magia inerente a sociedades lentas e subdesenvolvidas, léguas distante da modernidade. E provoca uma reflexão das premissas de tempo e espaço ocupados e defendidos pelos seres humanos.

 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos 🙂

Deixe um comentário