Dicas auxiliam o convívio dentro de casa na quarentena

Por: Gabriela Techio – Gestão de Carreiras –

Com o cancelamento das aulas e a recomendação para trabalhar de casa a fim de evitar a proliferação e o contágio do coronavírus, as famílias podem encontrar alguns desafios para lidar com as demandas profissionais, escolares e pessoais em um mesmo ambiente. A consultora, Gabriela Techio, preparou algumas dicas que buscam auxiliar o convívio dentro de casa:

 1) Monte a sua rotina de trabalho e compartilhe com os membros da família, vale deixá-la registrada em um local de fácil acesso.

2) Deixe claro que, mesmo estando em casa, em alguns momentos você estará trabalhando.

3) Compartilhe com o seu cônjuge as responsabilidades com as crianças e com a casa, permitindo que ambos tenham a possibilidade de gerir as tarefas com mais tranquilidade.


4) Ajude as crianças a lidarem com a situação, compartilhe informações tanto sobre a nova rotina da casa, quanto sobre o contexto atual de forma clara.

5) Apesar de imerso nas demandas do trabalho e da família, busque reservar uns minutos do dia só para você, trata-se de um momento de autocuidado.

6) E, por fim, não temos o total controle da nossa rotina e estamos juntos aprendendo a lidar com essa situação, então, não busque perfeição. Há momentos em que você não vai seguir a agenda de trabalho programada, que as crianças vão precisar de mais atenção e muitas vezes você vai estar cansado e angustiado. Esses sentimentos fazem parte e devem ser acolhidos, busque suporte nas pessoas em quem você confia, mesmo que à distância, por meio de um telefonema ou uma vídeo chamada. 

Essas são as dicas do PUCRS Carreiras nesse momento delicado estamos vivendo.

Deixe um comentário