Janeiro Branco: conscientização e cuidado com a saúde mental

Por: Amanda Ferronato – Assessoria de Comunicação –

Campanha busca gerar a conscientização a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo.

 

Ansiedade, desânimo, alteração no humor, problemas de sono, preocupação excessiva… Esses são alguns sintomas do seu corpo falando que é preciso cuidar da saúde mental. Aliás, você já parou para pensar sobre esse tema?

Algumas pessoas sim, e da inquietação em chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas criou-se o Janeiro Branco. Uma campanha que busca gerar a conscientização e orientar os indivíduos e a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo.

A conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional é imprescindível para o processo de bem-estar. Não é apenas durante o mês de janeiro que devemos ter atenção e cuidado com a nossa saúde mental. O PUCRS Carreiras sabe da importância de promover debates que contribuem para o autocuidado, e por isso, no ano de 2021, a Feira de Carreiras abordou o tema saúde mental e o bem-estar foi no ambiente de trabalho.

E como você cuida da sua saúde mental? A psicóloga e consultora de carreira, Fabiane Rossi, trouxe cinco dicas importantíssimas sobre cuidados com a nossa saúde mental:

1) Desconecte-se um pouco
Sabemos que estamos todos cansados de telas. E descansar também é importante! Assim como o corpo, nossa mente também cansa. Procure desconectar desses aparelhos e fique um tempo longe de tecnologias. Use esse momento para ler um livro, meditar, praticar alguma atividade física, fazer uma caminhada ao ar livre… Aliás, esse é um ótimo momento para se conectar com a natureza, isso faz muito bem para a nossa saúde mental! Ter um momento livre e um tempo para se desligar dos problemas e respirar é necessário.

2) Cultive os bons relacionamentos
Tenha momentos do dia voltado para as pessoas que você gosta. Procure conversar com as pessoas que fazem você se sentir bem. Mantenha vínculos saudáveis, pois o apoio familiar e dos amigos é fundamental para o nosso bem-estar.

3) Tenha momentos de lazer
Busque fazer atividades que te tragam prazer, momentos de descontração e satisfação pessoal. Isso vai proporcionar alívio e leveza para as tensões do dia a dia, além de ajudar a experimentar sentimentos positivos e melhorar a qualidade de vida. O que faz bem para você?

4) Durma bem
Já sabemos da importância dessa dica aqui! Uma boa noite de sono é essencial para a nossa saúde e bem-estar, já que o sono tem diversas funções importantes para o nosso organismo. Pratique a higiene do sono para melhorar a qualidade do seu descanso à noite.

5) Conte com a ajuda profissional
Algumas pessoas ainda pensam que só precisam buscar um acompanhamento psicológico quando já estão com algum nível de sofrimento, mas não é bem assim. Também é possível prevenir o adoecimento mental com o processo de psicoterapia. E claro, é fundamental procurar ajuda profissional ao perceber sofrimento ou dificuldades em lidar com as emoções. Um atendimento psicológico pode te ajudar a manter ou reequilibrar sua saúde mental.

Sempre que possível, também procure exercer a empatia e compaixão e ofereça suporte e orientações a alguém que possa estar precisando praticar mais esses cuidados. Saúde mental envolve o cuidado contínuo do nosso bem-estar e felicidade.

Deixe um comentário