Meu perfil nas redes sociais

Por: Amanda Ferronato – Assessoria de Comunicação –

A presença das redes sociais em nosso dia a dia é algo tão natural que muitas vezes nem paramos para analisar o efeito dos conteúdos que publicamos, comentamos ou compartilhamos. Isso mesmo! O que parece algo tão inofensivo pode levar a sua não contratação em uma empresa.

Por serem consideradas um grande meio de comunicação e informação, as redes sociais têm se tornado aliadas as empresas nos processos seletivos. Além de analisar o perfil da pessoa, também é possível conhecer o comportamento dela no mundo digital. E aí você pode estar se questionando sobre aquela frase que muitas vezes é utilizada para justificar uma ação, “a rede social é minha e eu publico o que eu quiser”. Realmente você pode publicar o que quiser, mas precisa estar ciente que nem sempre essas publicações vão ao encontro do perfil da empresa para a qual você enviou seu currículo ou tem interesse.

Fique atento às dicas que preparamos para lhe ajudar a manter uma boa imagem profissional e adentrar o mercado de trabalho. Vamos lá?

  • Cuidado com o que você comenta

Você é livre para fazer comentários, mas sempre com cautela! Comentários ofensivos, preconceituosos, utilizar palavrões, críticas nada construtivas e opiniões sobre conteúdos polêmicos sempre merecem atenção. Vivemos em uma sociedade democrática, com opiniões e formas de pensar diferente, por isso, tome cuidado para não comentar algo que possa lhe comprometer.

  • Fique atento aos seus compartilhamentos

Muitos compartilhamentos acontecem por impulso, no calor do momento. Certamente você já compartilhou algo que acreditava ou lhe representasse no momento e nem imagina que o simples ato de compartilhar um conteúdo desses pode lhe fechar uma porta. Lembre-se: você e a empresa devem estar em sintonia, você a representa dentro e fora do ambiente de trabalho e sempre deve presar por seus valores.

  • O que você escreve e como escreve

Escrever em uma linguagem informal, leve e descontraída nas redes sociais não significa escrever errado. Escrever corretamente é algo imprescindível e levado em consideração na hora da seleção. Uma dica é a prática da leitura, que lhe ajuda a memorizar as palavras e também contribui na formação de um pensamento crítico, argumentativo e de conhecimento.

Adendo: nem sempre teremos um corretor por perto!

  • Modere nas fotos

Imagem é tudo, inclusive nas redes sociais. Tome cuidado com as fotografias, elas podem ser interpretadas de forma negativa. Sempre pense nos princípios da empresa que almeja representar e se essa foto estaria de acordo com eles. Adoramos compartilhar fotos e vídeos o tempo todo, a interatividade é algo muito bacana, por isso use a seu favor, mas evite fotos que te coloquem em situação delicada, que te exponham ou denigrem sua imagem.

Agora que acabou a leitura, faça o exercício e dê uma olhadinha em suas redes sociais, esse é o momento de colocar tudo isso em prática! Boa sorte.

Deixe um comentário