Quando buscar Consultoria de Carreira?

Por: Tatiane Cristine Froelich – Gestão de Carreiras –

Falar de carreira em um momento que muitas mudanças acontecem, é falar de protagonismo, de tomada de decisões e principalmente da capacidade de cada indivíduo, dentro de sua realidade, promover e ter um trabalho decente. A carreira não se constrói apenas por cargos atingidos e/ou reconhecimento social e financeiro. Carreira é trajetória de vida.

Por muito tempo a responsabilidade pela carreira da pessoa estava delegada as organizações. Mas mediante novas profissões que surgiram e ainda vão surgir, as novas formas de se relacionar com pessoas, produtos e serviços a partir da tecnologia, exige dos profissionais que estão a anos no mercado de trabalho refletir sobre sua trajetória profissional e principalmente assumir o protagonismo de construir estas. E assim, a partir do autoconhecimento torna-se importante entender se até o momento a sua carreira é resultado de uma construção com base em objetivos direcionadores, muitos destes não claros no momento de tomada de decisão, ou se a relação com o mundo do conhecimento e trabalho sempre esteve pautado em aproveitar as “oportunidades” que a vida oferece.

Mas pensar em carreira e como a trajetória vem sendo construída, não costuma ser um movimento simples e ainda não está na nossa cultura. Muitas vezes as pessoas são convidadas a fazer esta reflexão apenas em momentos de crise, seja pelo sofrimento que a atual relação de trabalho está gerando ou pelo tão temido desligamento.

Estar em uma relação de trabalho marcada pelo desgaste psicológico em decorrência da atividade, dos colegas, da gestão ou até mesmo da cultura da empresa, ou ainda, por uma necessidade pessoal de mudança está cada vez mais frequente. Bem como o número de desligamentos de profissionais que construíram experiências de longos anos de casa. Em ambos os casos, as perguntas costumam ser muito parecidas: e agora, o que faço? Nunca fiz uma entrevista, como vou me recolocar? Não sei nem procurar trabalho. Como contar minha trajetória para uma nova empresa? Ou ainda, o que afinal gostaria de fazer? E principalmente, por onde começar?

Estas e várias outras perguntas podem ser respondidas, a partir de processo organizado e facilitado por profissionais da área da psicologia com experiência de mercado, especialização na área de carreira e paixão pelo desenvolvimento humano. E este é um dos objetivos do PUCRS Carreiras, que atende alunos, ex-alunos e profissionais de mercado que buscam planejar sua trajetória profissional, sua primeira inserção no mercado de trabalho e/ou uma recolocação profissional. O serviço busca sempre fortalecer o elo entre a Universidade e o mundo do trabalho, desenvolvendo a empregabilidade de seus usuários. Saiba mais sobre o serviço e os consultores que estão a sua disposição.

Para maiores informações e agendamento de atendimentos, entre em contato com pucrscarreiras@pucrs.br ou (51) 3353-4355 – (51) 3353-4082.

Um comentário

1. Juliane de Oliveira Mello-Reply
    29/11/2019 em 14:12

Parabéns pelo projeto, serviço de utilidade pública. Vou fazer contato, preciso muito desta orientação.