Por: Amanda Ferronato – Assessoria de Comunicação –
Ano novo, oportunidades novas. Esse é o momento ideal para investir na carreira e na busca de novos desafios. Para isso, é preciso ter o currículo sempre atualizado, afinal, na maioria das vezes ele vai ser o seu primeiro contato com a empresa e com o recrutador, sendo uma forma deles conhecerem um pouco sobre o seu perfil, sua trajetória e suas habilidades.
Além do currículo, o Linkedin é um espaço importante para os candidatos que buscam novas oportunidades e mesmo para os profissionais que já estão inseridos no mercado, dando visibilidade ao seu perfil. O propósito dessa rede social é conectar pessoas e empresas possibilitando compartilhar experiências e conhecimento. O Brasil é o 4º país que mais contrata através desta rede social, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia.
Para te ajudar a tornar o seu currículo e o Linkedin atrativos ao mercado de trabalho, a Consultora do PUCRS Carreiras, Tatiane Froelich, preparou algumas dicas:
1 – Seja objetivo: o currículo deve compilar as principais informações relacionadas às suas competências, formação acadêmica, experiências profissionais e resultados atingidos. Pense nas experiências mais aderentes a vaga que estarás se candidatando. Busque limitar o seu currículo a duas páginas.
2 – Layout: opte por layout de currículo padrão/clean, sem muitas diferenças em tamanho e forma de letra. Coloque foto, apenas quando solicitado.
3 – Descrição de formação acadêmica e experiências profissionais: Descreva as informações em ordem cronológica decrescente (do mais atual para o mais antigo). Na formação acadêmica, considere apenas formações reconhecidas pelo MEC (graduação, curso técnico, pós, mestrado…). Demais cursos (workshops, atualizações, idiomas…) coloque no item informações adicionais ou formação complementar.
4 – Diferenciais do seu currículo: Se você estiver no início da sua trajetória profissional aproveite o espaço do currículo para citar prêmios, trabalho voluntário, reconhecimentos recebidos no trabalho ou durante a faculdade. Se você é um profissional com maior experiência de mercado descreva as atividades realizadas na experiência atual e/ou anteriores, em forma de tópicos e iniciando com verbo de ação. Importante: busque sempre destacar os resultados atingidos nas experiências anteriores.
5 – Linkedin: Com o currículo atualizado é hora de passar as informações para os respectivos campos no LinkedIn. Escolha uma foto com fundo neutro para o seu perfil. E para ter maior efetividade com o Linkedin: conecte-se a profissionais de sua área, além de pessoas conhecidas como colegas, professores; compartilhe conhecimentos relacionados a sua área de atuação; e no campo abaixo do seu nome, utilize palavras chaves, sinônimos relacionados a sua área de atuação.
Deixe um comentário