Carreira acadêmica durante a graduação?

Por: Gabriela Techio – Gestão de Carreiras

A carreira acadêmica tem despertado o interesse de muitos estudantes. Dar aulas, realizar pesquisas e estar em contato com o universo acadêmico podem ser as metas de carreira de muitos profissionais. Diante desse objetivo, como o aluno de graduação pode se preparar para essa área no mercado de trabalho?

Uma das melhores formas de explorar e se experimentar na carreira acadêmica durante a graduação é por meio das bolsas de iniciação científica e das oportunidades como auxiliar em grupos de pesquisa. A diferença entre elas é que como auxiliar a participação não é remunerada. Nessas modalidades de atividade extraclasse, o estudante participa de um grupo coordenado por um professor que conduz pesquisas em uma determinada área de interesse.

Ao fazer parte da equipe, o aluno pode avaliar o quanto aquela rotina de trabalho pode ser uma possibilidade de atuação no futuro.

Caso o aluno esteja buscando uma oportunidade como bolsista de iniciação científica ou como auxiliar voluntário, o PUCRS Carreiras tem três dicas importantes:

1) Investigue sobre os grupos de pesquisa que existem no programa de pós-graduação do seu curso. Busque identificar qual o professor responsável pelo grupo e o tema de suas pesquisas. Na plataforma do Currículo Lattes, o estudante pode encontrar as atividades realizadas pelo professor e entender melhor seu trabalho.

2) Converse com colegas de curso que já tiveram ou estão tendo essas experiências. Peça dicas sobre os processos seletivos e sobre a rotina de um bolsista de iniciação científica ou auxiliar de pesquisa.

3) Por fim, se depois da exploração você se interessar pela experiência, procure se apresentar ao  professor responsável, comente o desejo se inserir no grupo de pesquisa e siga as suas orientações.

A participação em um grupo de pesquisa é uma importante oportunidade, pois é vista como uma porta de entrada para o mundo acadêmico. O PUCRS Carreiras também tem dicas para quem já é um bolsista de iniciação científica ou um auxiliar de pesquisa e gostaria de tornar mais produtivo esse momento:

1) Participe das pesquisas que são realizadas no grupo, se possível, ajudando a escrever artigos científicos, já que eles pontuam nas seleções de mestrado e doutorado.

2) Faça contatos dentro do programa de pós-graduação, seus colegas e professores podem ser uma parceria profissional no futuro. Além disso, busque participar dos eventos científicos da área, seja como ouvinte ou apresentando trabalhos.

3) Se a experiência estiver fazendo sentido para você, busque planejar os próximos passos em conjunto com o professor orientador, isso facilitará a sua entrada no programa de pós-graduação após a formatura.

Ainda, você pode contar com o apoio do PUCRS Carreiras, que busca auxiliar os alunos da Universidade por meio do processo de planejamento da carreira. Essa modalidade de atendimento focada no desenvolvimento profissional envolve três etapas: autoconhecimento, exploração de possibilidades de atuação e plano de ação dos próximos profissionais.