Por: Andrêus Sousa – Gestão de Carreiras –

Ao finalizar uma simulação de entrevista eu sempre começo com a pergunta “então, como você acha que foi?”, o que pega muitas pessoas de surpresa e me perguntando “por que eu tenho que me avaliar, não deveria ser você me avaliando?”. E o motivo pelo qual eu faço isso é simples: todo profissional precisa treinar a sua autorreflexão, não só nos momentos de entrevista, mas sim ao longo de toda sua carreira.

A autorreflexão é a capacidade que temos para pensar sobre nós mesmos, os nossos pensamentos, emoções e comportamentos (e o nosso desempenho com esses comportamentos e atividades). Esse olhar para si é essencial para que possamos continuar adaptáveis às mudanças do nosso contexto e do mercado de trabalho, e também para que possamos seguir melhorando o nosso desempenho e evoluindo na nossa trajetória profissional.

Essa habilidade pode ser desenvolvida através de questionamentos que fazemos sobre as experiências que vivemos, as informações que possuímos sobre as atividades ou problemas, a forma que avaliamos as situações, entre outros. Devemos recorrer à ela em nossos momentos de dificuldades e falhas em busca de aprendizados, mas ela também é uma ferramenta importante para os nossos momentos de tranquilidade, quando estamos acertando – por mais estranho que seja essa ideia – e eu vou exemplificar o motivo.

Em geral, quando temos de lidar com algum problema ou desafio testamos comportamentos e com cada nova tentativa vamos aprimorando até que conseguimos resolver a situação de uma forma “adequada” (até aqui a autorreflexão está a mil, pensando em novas estratégias e possibilidades). Ao chegarmos a essa resposta “adequada” salvamos essa estratégia e quando reencontrarmos esse problema iremos utilizá-la novamente, pois afinal de contas “já descobrimos” como devemos lidar com ele.

Ter respostas e estratégias guardadas não tem problema algum e inclusive é um ponto importante para economizarmos nossa energia, porém, recorrer a elas cegamente pode trazer dificuldades. Nem todas as situações permanecem iguais, e nem sempre a primeira estratégia que funcionou é a melhor para resolver aquela situação, por vezes ela foi apenas a primeira estratégia “adequada” que encontramos.

Ao enfrentarmos novamente uma situação é o momento em que surge a oportunidade de manter a autorreflexão trabalhando e seguir questionando os conhecimentos e pressupostos sobre aquela atividade ou problema. Assim, é uma forma de continuar aprimorando as nossas respostas, e não fircarmos com o desempenho apenas “adequado” correndo o risco de ficarmos estagnados ou ficarmos para trás profissionalmente.

Pensando em um exemplo, vamos imaginar um estudante que tendo uma prova agendada não teve tempo de estudar, e apenas revisou o material antes da prova, conseguindo alcançar à média. Ele poderia neste momento entender que “ok, achei uma fórmula para lidar com as provas”, porém através de sua autorreflexão ele pode se questionar “ok, eu consegui lidar com a prova, mas será que foi a melhora forma?” e buscar experimentar novas formas de enfrentar esse problema. A partir disso, ele pode descobrir que quando estuda através de resumos e post-its consegue alcançar um resultado bem melhor em sua nota.

Então como Elon Musk (fundador da Tesla e da SpaceX) diz: “pense constantemente sobre como você poderia estar fazendo as coisas melhor e questionando a si mesmo”.

Imagem: Pinterest

Deixe um comentário