Conectando jovens do Projeto Pescar ao mundo do trabalho

O encerramento da turma de 2019 do Projeto Pescar / Instituto Lojas Renner contou com a participação das consultoras do PUCRS Carreiras, Daniela Boucinha e Tatiane Froelich. Na tarde de terça-feira (08), elas conversaram com os 19 formandos sobre o mundo de trabalho e a busca por oportunidades.

Os olhares atentos dos alunos, que encerram o curso depois de 12 meses de aulas teóricas e vivências práticas, reflete a preocupação em adentrar o mercado de trabalho. O primeiro passo para isso, é a partir do currículo vitae, e para auxiliá-los nessa tarefa nossas consultoras deram dicas de como elaborar um currículo e manter o LinkedIn sempre atualizado.

Para Daniela Boucinha, coordenadora da área de Gestão de Carreiras, “levar o mundo do PUCRS Carreiras para eles, que muitas vezes não tem muito acesso, mas ao mesmo tempo vê a possibilidade de conquistas e de potencial é muito gratificante”. E ao falar de potencial, estamos dando visibilidade a jovens da comunidade Bom Jesus, que muitas vezes chegam ao Projeto sem perspectiva e desenvolvem durante esse período diversas competências, com anseio de crescimento profissional.

Educadora Social do Projeto, Tamires Oliveira de Magalhães, relata  a importância de projetos sociais, “é um impacto grande não só na comunidade, mas no indivíduo que passa enxergar um mundo que antes não estava acessível a ele e agora abre um leque de oportunidades”. Tamires é egressa do Projeto Pescar da turma de 2008  e destaca que a partir do Projeto teve noção de organização, empresa e mercado de trabalho.

O projeto conta com unidades espalhadas por nove estados brasileiros e mais de 100 empresas e organizações parceiras. O intuito é a formação socioprofissionalizante dos jovens contribuindo com o desenvolvimento da comunidade onde estão inseridos e com “atitudes que transformam as vidas”.