Professora da PUCRS assume presidência da ABOP

Rodolfo A. M. Ambiel passa presidência para Manoela Ziebell.

A cidade de Porto Alegre é o berço da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) que teve sua criação em 1993 durante o I Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional. Quase 30 anos depois, outro feito da ABOP acontece por aqui, a eleição da Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e coordenadora do Grupo de Estudos sobre Desenvolvimento de Carreira (GEDC), Manoela Ziebell de Oliveira, como presidente.

Essa presidência surge através do engajamento e contribuição de Manoela na área de Orientação Profissional. Em 2015 ela retornou a participação no Congresso da ABOP, e na última gestão (2017-2019) assumiu a vice-presidência da entidade que representa psicólogos e profissionais que atuam na área de Orientação de Carreira e também foi editoria da Revista da ABOP. Além de Manoela, a PUCRS conta com mais três representações na Associação: o vice-presidente Alexsandro Luiz de Andrade é  professor na Universidade Federal do Espirito Santo, pesquisador colaborador do GEDC e atualmente pós-doutorado no PPG em Psicologia da PUCRS; a 2ª tesoureira, Daniela Boucinha, é doutoranda no GEDC, e a 1ª secretária, Alyane Audibert, defendeu seu doutorado na quinta-feira (22) também pelo GEDC.

A defesa do doutorado de Alyane, contou com a presença do ex-presidente da ABOP, Rodolfo A. M. Ambiel, que é Psicólogo, Doutor em Psicologia, docente do PPG em Psicologia da Universidade São Francisco e editor-chefe da Revista Brasileira de Orientação Profissional. Na sua passagem pela universidade ele passou o cargo para a professora Manoela e também participou de curso interno sobre “Desenvolvimento de carreira: a abordagem Social Cognitiva em Destaque” promovido pelo PUCRS Carreiras e que contou com a participação dos membros do GEDC e estagiários do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP).

A Orientação Profissional (OP) é um serviço quem vem ganhando espaço no Brasil, segundo Rodolfo essa área atende principalmente adolescentes saindo do ensino médio para o ensino superior e agora está começando a se inserir em outros espaços, “em várias universidades já temos serviços que ajudam a pensar nisso, como é o caso do PUCRS Carreiras. Algum tempo atrás as pessoas viam a carreira como algo que não era necessário planejar, tomar decisões porque a carreira ia acontecendo dentro do mesmo lugar por muito tempo e agora a realidade é outra”, ressalta Rodolfo.

Outro fator que tem contribuído para o crescimento do serviço acontece pela diminuição dos postos de trabalho, as pessoas começam a se preocupar e a antecipar essa reflexão sobre o trabalho, inserção, manutenção. E por esses motivos, Manoela acredita que “para essa gestão pensamos em atuações de desenvolvimento, cursos, ações, é fazer chegar a áreas que a OP ainda não está firme, mas representar os pares que trabalham com isso, que pode ser em instância pequenas ou maiores”, finaliza a presidente.

Atualmente a ABOP conta com a campanha “Oriente-se!”, que tem como objeto informar a população em geral sobre a prática da Orientação Profissional. É possível acessar gratuitamente o material aqui.