Qual o seu diferencial no mercado?

Por: Priscila Dietrich  – Gestão de Carreiras –

Uma parcela significativa dos candidatos que buscam recolocação tem dificuldade de identificar e explorar seus pontos fortes em um processo seletivo, aquilo que os difere dos demais. Isso acontece com você? Se sim, leia esse artigo até o final!

Diante de um cenário cada vez mais competitivo e acirrado na busca de uma nova oportunidade, reconhecer suas habilidades e competências irá favorecê-lo em inúmeros aspectos da sua vida pessoal e principalmente profisional. Quando identificamos nossas potencialidades, aumentamos a confiança e também a assertividade de nossas escolhas, conseguindo direcionar nossas ações para o alcance de nossos objetivos.

Mas como eu identifico quais são meus pontos fortes? O primeiro passo é pensarmos o que é um ponto forte. Ponto forte refere-se à capacidade de executar determinada atividade ou ação de maneira satisfatória, com desempenho acima da média. Um profissional que tem como ponto forte a comunicação, por exemplo, é aquela pessoa que consegue expor ideias e propor melhorias de maneira fluida fazendo dessa característica sua marca. Possivelmente, é o profissional que está a frente de projetos, liderando equipes e propondo soluções.

O autoconhecimento é a ferramenta para identificarmos nossas potencialidades, através da autorreflexão podemos definir interesses e motivações, bem como nosso propósito. Estabelecer objetivos e metas profissionais é outro ponto importante, pois facilita o processo de desenvolvimento. Para que eu saia do ponto A e chegue até o ponto B terei que desenvolver determinada característica ou adquirir determinado conhecimento técnico.

Você já parou para pensar nas perguntas abaixo?

  • Por qual característica você quer ser reconhecido?
  • O que você mais gosta no seu trabalho?
  • Pense na sua rotina, quais são as atividades que você gosta e se destaca?
  • Para quais atividades as pessoas costumam pedir sua ajuda?
  • Qual o ambiente ideal de trabalho?
  • Qual foi o último feedback que você recebeu?
  • Qual atividade você realizaria mesmo sem remuneração?

Além de investir em autoconhecimento, a prática é a maneira mais assertiva de validar se você se destaca em determinada atividade. Faça cursos, assista documentários e palestras, participe de projetos como voluntário. Ao experimentar, você tem clareza de suas habilidades, podendo estabelecer estratégias para reforçá-las e alcançar os resultados que almeja.

E aí, conseguiu identificar qual o seu diferencial? Autoconhecimento é uma das etapas do processo de Planejamento de Carreira que conduzimos em consultoria. Ficou interessado? Entre em contato conosco!

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