Qual o papel do aconselhamento de carreira?

Por: Gabriela Techio – Gestão de Carreiras –

O ser humano nasce sozinho, mas sua trajetória é repleta de parceiros. São pais, irmãos, colegas, professores e amigos que compartilham experiências e quase sempre colaboram para o crescimento pessoal e profissional.

Ter pessoas disponíveis para escutar e auxiliar a lidar com as demandas do dia a dia é uma boa estratégia para ampliar as possibilidades de perceber uma situação e resolver problemas. Melhor ainda é poder contar com profissionais capacitados para apoiar em demandas específicas que, em um primeiro momento, podem ser angustiantes e paralisantes se encaradas sem o olhar atendo de outra pessoa preparada para auxiliar.

Esse é o papel do processo de aconselhamento de carreira. O objetivo é que um profissional que estuda e atua na área de desenvolvimento de carreira auxilie seu cliente a reconhecer suas dificuldades e potencialidades, refletindo sobre sua trajetória de vida. Em um segundo momento, o objetivo é olhar para o mercado de trabalho, buscando compreender como o cliente pode buscar sua inserção, considerando as oportunidades e limitações do contexto, bem como interesses e motivações individuais. No final, um plano de ação com possíveis metas de carreira é construído. Entretanto, como tudo está sempre em movimento, o planejamento deve ser revisado e alterado com o passar do tempo, dando espaço para novos desejos e necessidades.

Trata-se de um trabalho em equipe (profissional e cliente) em prol de uma intenção: reconhecer a condição atual de carreira e identificar o que é possível ser feito para chegar ao momento de carreira desejado pelo cliente. Tudo isso é realizado com base em conhecimentos teóricos e por meio da promoção de um espaço de acolhimento e de troca.

O PUCRS Carreiras disponibiliza para alunos, alumni e comunidade externa um processo de planejamento de carreira. Seja na modalidade individual ou em grupo, uma equipe de psicólogos trabalha colaborando para o desenvolvimento de carreira de quem entende que nem tudo precisa ser realizado sozinho e que o outro pode contribui positivamente na construção da trajetória de vida.