Sua carreira em um novo ritmo

Por: Gabriela Techio – Gestão de Carreiras –

A pandemia trouxe mudanças nas nossas vidas e mostrou que o contexto no qual desenvolvemos a nossa carreira é mais incerto do que gostaríamos. Sabemos que as coisas mudam e que temos a capacidade de nos adaptarmos, mas o processo de elaboração e ajuste é mais desafiador quando não temos tempo suficiente para nos prepararmos para o que está por vir.

De forma repentina, um novo ritmo passou a conduzir nossas carreiras, bem mais lento do que desejamos. Vimos projetos de trabalho não saírem do papel, oportunidades de emprego que deixaram de ser divulgadas, transições de carreira que se tornaram mais distantes, entre outras conquistas profissionais que eram aguardadas com entusiasmo. Essas interrupções vieram acompanhadas de frustração, medo, ansiedade e tristeza. Sentimentos que sinalizam o luto por aquilo que aspiramos, mas que não foi possível alcançar. Viver esse luto é natural e saudável, afinal energia e tempo foram investidos e expectativas de uma melhor qualidade de vida foram criadas.

Permitir-se viver o luto é importante, mas que com o tempo possamos voltar a olhar para nossos planos a fim de identificar se o que buscávamos ainda faz sentido para as nossas carreiras. Nesse momento, a nossa capacidade de adaptação, tolerância à frustração e criatividade serão ferramentas fundamentais para reorganizar objetivos e pensar em novas rotas. E essa desafiadora tarefa de revisitar os planos profissionais não precisa ser solitária, podemos fazer isso contando com o auxílio de quem está disponível para acolher e discutir alternativas em um trabalho de co-construção de carreira. Oportunizar um espaço para reflexão, incentivando o autoconhecimento e as explorações de novas possibilidades no mercado de trabalho é o objetivo do PUCRS Carreiras. Conta conosco para auxiliar na reconstrução da tua carreira!

 

Deixe um comentário