Como tornar sua expectativa uma realidade profissional?

Por: Gabriela Techio – Gestão de Carreira – 

Expectativa e realidade são palavras que costumam ser apresentadas como opostas. Uma diz respeito ao que se deseja, ao que faz o olho brilhar. Já a outra está relacionada com um objetivo alcançado, mas que não representa tudo aquilo que se quer conquistar. Diante disso, uma das grandes tarefas na carreira é unir essas duas palavras e fazer da expectativa uma realidade profissional.

O primeiro movimento é entender quais são as suas expectativas. Como elas foram construídas ao longo da sua vida? Como elas conversam com seus valores? Essas expectativas realmente são suas ou são de outras pessoas e foram depositadas sobre você? Esse processo de refletir sobre as expectativas é conhecido como autoconhecimento. Trata-se da reflexão sobre quem se é o que se deseja.

O segundo movimento é investigar como essas expectativas conversam com a realidade do mercado de trabalho. Para isso, o melhor caminho é explorar as áreas que despertam maior interesse. Algumas alternativas são: fazer cursos de curta duração, conversar com profissionais que atuam nas áreas e refletir sobre o quanto as expectativas são realísticas, sendo flexível para realizar ajustes nos objetivos de carreira sempre que necessário.

Por fim, o último movimento é planejar os pequenos passos que trazem para a realidade aquilo que é esperado. Construa um plano de ação considerando ações a serem tomadas, quais as pessoas que podem te ajudar nesse processo, dificuldades e facilidades que você pode encontrar. E o mais importante: organize no tempo essas ações.

Esses três movimentos ajudarão a aproximar expectativa e realidade. Eles devem ser conduzidos por você, mas também podem ser acompanhados por um profissional que atua na área de carreira. O PUCRS Carreiras é composto por uma equipe de consultores que buscam todos os dias conectar expectativa e realidade de diferentes pessoas. Quer ser uma delas? Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp: (51) 99984-1653.

 

Deixe um comentário