Estágio: porta de entrada para o mercado de trabalho

Denys conduzindo a dinâmica do Café com as Empresas (2019) Foto: Amanda Ferronato

O ano de 2020 foi um ano muito desafiador para o mercado de trabalho e consequentemente para a promoção da empregabilidade. Presenciamos uma onda de demissões, interrupções de contratos e até empresas que precisaram fechar as portas diante da pandemia.

Na contramão do desemprego, o PUCRS Carreiras contou com 1.925 vagas divulgadas no portal e um número expressivo estagiários contratados nesse período. Foram aproximadamente 15 estagiários contratados por dia em 2020, somando um total de 5.532 estagiários, sendo 5.066 alunos da PUCRS. E esses números tendem a crescer, são mais de 130 vagas de estágio e vagas efetivas divulgadas no portal.

A Ananda Arruda, estudante de psicologia, faz parte desses números. Ela foi contratada como estagiária pelo PUCRS Carreiras em novembro do ano passado e relata que a motivação para ir em busca de um estágio foi a necessidade de colocar em prática os conhecimentos da sala de aula. Para ela,

“os estágios me possibilitaram conhecer áreas que eu não daria chances após formada, fazendo com que tenham aberto um leque de opções de trabalho, mas também para ser uma pessoa mais realizada”, declara Ananda.

Já o Denys Mello, considera o estágio uma etapa fundamental, “foi onde eu consegui me experimentar, e colocar em prática tudo o que eu aprendi, e nesse sentido, entender que áreas eu gostaria de seguir após formado, e até mesmo as que eu não gostaria”. Durante seu estágio no PUCRS Carreiras o Denys foi aprovado para uma vaga efetiva de Psicólogo. Ele garante que

“o estágio me desenvolveu não só tecnicamente, mas nas minhas softskills, me senti muito mais pronto em assumir uma posição efetiva, pois já havia me desenvolvido bastante nos estágios”, relata.

Além da realização dos processos seletivos, o PUCRS Carreiras também auxiliou os alunos e alumni PUCRS na preparação para inserção no mercado de trabalho através de oficinas sobre Currículo, LinkedIn e Entrevista. Foram realizadas 49 oficinas que contou com 1.380 inscritos.

Diversas outras atividades foram realizadas durante o ano para minimizar o impacto causado pela pandemia no mercado, que afetou diretamente muitos estagiários. Esse foi um ano de reinvenção e adaptação a novas formas de adquirir conhecimentos e planejar a trajetória de vida.