Estudantes do Projeto LIS refletem sobre carreira

Por: Amanda Ferronato – Assessoria de Comunicação

Encontro das Consultoras do PUCRS Carreiras com estudantes do Projeto LIS

Tão importante quando planejar projetos, equipamentos e inovações é pensar em nossa carreira. E para ajudar os estudantes do LIS – HP (Laboratório de Inovação de Software) com esse assunto, nossas consultoras de carreira, Ana Cecília Petersen e Gabriela Techio realizaram um Workshop sobre Marca Pessoal e outro sobre Planejamento de Carreira.

O objetivo dos encontros era auxiliar os estagiários de TI e os bolsistas de Mestrado da PUCRS para melhorarem a comunicação, a postural profissional em atividades do Projeto, como também, em entrevistas e oportunidades. Junto as consultoras eles refletiram sobre posicionamento e marca pessoal para vida e carreira e a partir de ferramentas e técnicas de autoconhecimento para estabelecimento de marca pessoal, foram desafiados a construir seu Canva de Marca Pessoal. O próximo passo foi contribuir para que os estudantes reconhecessem a importância de planejar a sua carreira desde a graduação. Além disso, foi trabalhada a questão do autoconhecimento e a exploração do ambiente profissional.

Para o coordenador do Projeto LIS, Marcelo Yamaguti, “os encontros foram uma ótima oportunidade para estimular os estudantes a reflitam sobre a própria trajetória profissional”. Além dele, a professora Ana Paula Terra Bacelo, o Gerente de Projetos HP, Anderson Silva, e Daniela Oliveira Ferreira do Amaral, Líder Técnica HP, acompanharam os dois encontros promovidos pelo PUCRS Carreiras.

O PROJETO LIS

O Laboratório de Inovação em Software (LIS) envolve o estudo e aplicação de métodos, ferramentas e tecnologias inovadoras de tecnologia da informação, complementando os conteúdos abordados nos cursos de graduação. O projeto foi inaugurado em 2011, dentro de um convênio entre a PUCRS e a HP Inc. Desde então, já passaram pelo LIS mais de 100 alunos e a maioria foi contratada como estagiário ou funcionários da HP.