Crie um tempo para cuidar da carreira

Por: Gabriela Techio – Consultora de Carreira –

Estamos chegando ao final do ano de 2021. Como todos os anos, quando nos aproximamos dos últimos meses do calendário, refletimos sobre quais as combinações de ano novo que não colocamos em prática. Ainda, analisamos o que não permitiu que as ideias saíssem do papel. Nesse momento, percebemos que o ato de montar listas não é o suficiente para que os nossos objetivos de vida sejam alcançados.

Muitas vezes, a conclusão da análise sobre o que “deu errado” é a falta de tempo. Não tivemos tempo para fazer o curso que queríamos, para buscar uma nova oportunidade de gerar renda, para conversar e aquecer a nossa rede de contatos. Enfim, faltou tempo para cuidar da nossa carreira. Isso nos convida a refletirmos sobre o modo como gerenciamos a nossa rotina.

Nós do PUCRS Carreiras buscamos promover um espaço para que você reflita sobre a sua trajetória de carreira, por isso, criamos algumas dicas sobre como criar tempo para cuidar dela. São elas:

– Defina a sua prioridade, saiba o que é urgente para sua carreira nesse momento da sua trajetória. Uma certificação específica? Um outro idioma? Novos contatos profissionais? Foque em um objetivo por vez.

– Evite definir metas grandes. Por exemplo, a meta de fazer um mestrado é muito grande, sugerimos que você comece criando a mini meta de pesquisar os editais de mestrado que possam lhe interessar. Trabalhar com pequenas metas gera motivação e traz movimento para o nosso plano de ação.

– Reserve um momento na semana para pensar e investir na sua carreira. Coloque na agenda e encare como um compromisso que deve ser cumprido. Nesse horário semanal busque escutar um podcast, pesquisar sobre a sua área, entre outros.

Essas três dicas facilitam que a pessoa consiga lidar com o tempo com maior tranquilidade, o que permite tirar as ideias do papel e alcançar os objetivos profissionais. Muitas vezes, no processo de planejamento da carreira, precisamos do apoio de pessoas especializadas. O PUCRS Carreiras é formado por uma equipe de psicólogos com experiência na área de orientação profissional e de carreira.

Conte com a nossa equipe para planejar o seu tempo e sua carreira.

Clique aqui para agendar o planejamento de carreira.

Deixe um comentário