Por: Melanie Caffarate – Assessoria de Comunicação –
O LinkedIn é uma rede social profissional e ao contrário do que muitos pensam, não é só para quem está procurando emprego, também é uma ferramenta de networking. Não ter um perfil no LinkedIn diminui as chances de ser encontrado por um profissional de RH, afirma a consultora de carreiras Jandara Souza.
Algumas empresas já utilizam a ferramenta como o único meio para divulgação de vagas e para receber as candidaturas dos profissionais interessados. Muitos recrutadores analisam o perfil do candidato na plataforma antes de decidir se o chamará para a entrevista. Confira as cinco dicas das nossas consultoras de carreira para você se destacar na plataforma.
- Utilize a ferramenta com frequência;
Não adianta apenas ter o perfil na rede social e não movimentá-lo. Escrever artigos, compartilhar matérias ou até mesmo curtir postagens relacionadas à sua área já é um bom começo e demonstra que você está interessado.
- Tenha uma boa foto de perfil;
Passar uma boa imagem é essencial e a foto é a primeira impressão do seu perfil. Ela deve ser de boa qualidade, em um ambiente claro e, preferencialmente, da cintura para cima. Lembre-se que é uma foto profissional.
- Conecte-se com profissionais de referência em sua área;
O LinkedIn é uma ferramenta que propicia o contato com profissionais de diversas áreas e empresas. Selecione contatos estratégicos nas organizações que você tem interesse ou faça uma lista de pessoas que o inspiram na sua carreira e aproveite para conhecer a trajetória profissional deles.
- Adicione competências e recomende colegas;
As competências são o seu diferencial, as palavras apresentadas nesta categoria servem como filtros para os resultados de busca dos recrutadores. Portanto, se profissionais o recomendaram, passa mais credibilidade. Também é interessante que você recomende pessoas próximas por suas competências, caso você receba uma recomendação, é indicado retribuir a gentileza.
- Chame atenção para o seu perfil.
Para que o seu perfil apareça nos resultados de busca dos recrutadores, é importante que você possua palavras-chave na sua página. Uma dica valiosa é colocar no seu título, que aparece logo abaixo da sua foto, a sua área de atuação e não apenas o cargo ocupado.
Já no resumo, que aparece logo após o título, é interessante que ele esteja estruturado na forma de itens e não texto, pois o recrutador gasta, em média, 30 segundos no perfil de um candidato para decidir se ele seguirá no processo seletivo.
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