Por: Julia Gabriela Tugores – Participante do Programa Power Skills
Reflexões sobre a Saúde Mental no Trabalho Recentemente participei de um evento chamado “Fórum de RH: O Futuro do Trabalho e o RH do Futuro” onde foi abordado o tema da saúde mental no trabalho. Segundo a palestrante Graziela Alberici,
o trabalho é parte importante da vida do sujeito, pois pode influenciar na autoestima, ser fonte de realizações e muitas vezes faz parte da identidade desse indivíduo.
De acordo com os dados da pesquisa da empresa Great Place to Work pela primeira vez a Saúde Mental aparece no top 5 do ranking dos principais desafios e prioridades da Gestão de Pessoas. Então para que seja possível atingir resultados significativos é muito importante que o ambiente empresarial seja sadio, acolhedor e que o trabalho faça sentido e seja valorizado. Quando pensamos em um RH estratégico é essencial levar em consideração esse aspecto de saúde mental e a relação entre o RH, saúde e lideranças afim de traçar intervenções apropriadas para essa temática que irão auxiliar na diminuição de afastamentos e no aumento de retenção de talentos.
Algumas intervenções indicadas são:
Prevenção Primária (organizacional): refere-se a campanhas, políticas de gestão, diagnóstico, treinamentos, palestras;
Prevenção Secundária (grupal/individual): refere-se a identificação para intervenção em grupos temáticos e/ou encaminhamentos;
Prevenção Terciária (indivíduo): refere-se aos atendimentos/terapia.
Outro fato que demonstra a importância de um ambiente empresarial sadio é referente a pesquisa da GPTW sobre “Por que os funcionários permanecem nas melhores GPTW?”. Os resultados mostraram que a oportunidade de crescimento, qualidade de vida e alinhamento de valores representam os maiores índices que proporcionam a permanência desses colaboradores nas empresas.
Sobre a autora
Julia Gabriela Tugores, formanda deste semestre em Psicologia pela PUC-RS. Se inscreveu no Programa de Power Skills devido ao seu interesse em ingressar na área de carreiras e obter autoconhecimento profissional.
Deixe um comentário