Relato de experiência | Programa Power Skills

Por: Victor Huggo – Participante do Programa Power Skills 

O Programa Power Skills da PUCRS Carreiras, foi um projeto de grande imersão e desenvolvimento para mim, tanto a nível profissional, como pessoal, com foco nas cinco principais soft skills que são: autoconhecimento, inteligência emocional, comunicação, colaboração e influência. Sendo assim, quero compartilhar com todos minha experiência completa, então, vem comigo nessa jornada.

O programa é estruturado em cinco trilhas, onde cada trilha corresponde a uma das soft skills mencionadas anteriormente, inclusive respectivamente apresentadas na mesma ordem cronológica, ou seja, a metodologia aplicada, consiste no movimento de desenvolvimento interno para o externo, o que por sua vez, permite a consolidação dos potenciais de cada soft skills de forma gradual e combinada. Ainda dentro desta estrutura, para cada trilha ocorre um encontro virtual, onde toda a equipe da PUCRS Carreiras, Ana Cecília Petersen, Bruna Weirich Correa, Ananda Arruda Rodrigues e Roberta Telles, em conjunto com os participantes, desenvolveram em cada reunião, pequenas imersões para cada soft skill, através do uso de reflexões, dados científicos extremamente atualizados, bem como ao final de cada reunião, um momento de integração e conexão com o mercado, com a participação de representantes das empresas parceiras, através dos quais tivemos a oportunidade de conhecer cada um deles, a realidade e a cultura de cada empresa, em especial como cada uma delas trabalha a respectiva soft skill objeto daquela reunião.

No final de cada encontro, ocorreu um desafio proposto em conjunto pela PUCRS Carreiras e as empresas parceiras Ável Investimentos, e-Core, Valorizza, EY e seus respectivos representantes Mauricio Barbosa Cesar, Grazielle Stacieski, José Eduardo Tcharduk, Jéssica Oliveira, Vicente De Giacomo Pias, Raquel Laguna Zambelli Cerqueira, Joara Pippi e Arthur Ramos Arruda, que contribuíram muito neste processo de compreensão de como as empresas e os colaboradores estão desenvolvendo e experenciando estas soft skills. Os dois últimos desafios foram muito significativos para mim, então aproveito para compartilhar com vocês.

O penúltimo desafio, que foi na trilha de colaboração, proposto pela Valorizza (José Eduardo Tcharduk e Jéssica Oliveira), onde a proposta foi que os participantes, em grupo, idealizassem um projeto com foco em economia colaborativa. Foi uma oportunidade incrível de idealizar e construir em conjunto com Cristiane Paz, Aline Beatriz Treter Berger, Cristine Lauermann, a plataforma Circle (Projeto Simulado), bem como, em especial desenvolver e praticar exatamente as soft skills que havíamos trabalhado anteriormente. O resultado deste desafio foi uma entrega robusta e muito bem desenvolvida por toda a equipe. A plataforma Circle teria como objetivo ser um aplicativo no qual seria possível integrar os usuários: pessoas físicas e de empresas, vinculando a oferta com a demanda, visando a colaboração mútua. O aplicativo seria dividido em Circulares (modelo de trilhas), e dentro delas seria possível se conectar com outras pessoas e empresas, bem como realizar cursos e acessar e-books disponibilizados no aplicativo.

Também seria possível que pessoas e empresas anunciem suas necessidades e colocassem seus serviços à disposição, como também vagas de emprego. O último desafio, foi na trilha de influência, proposto pela EY (Arthur Ramos Arruda, Vicente De Giacomo Pias, Joara Pippi e Raquel Laguna Zambelli Cerqueira), que consiste em fazer um post no LinkedIn, descrevendo como foi a experiência no projeto e como posso valorizar minha marca pessoal.

Bom aqui estou, o programa me ajudou muito a aperfeiçoar mais as soft skills em geral, mas em especial duas, autoconhecimento e influência,

acredito que este movimento me tornou um profissional cada vez mais multipotencial, o que me permite oferecer ao mercado um leque maior de soluções, com base nas minhas habilidades técnicas e principalmente nas comportamentais, com maior grau de eficiência e visão humanizada.

Por fim, os cases anteriores reforçam o processo de desenvolvimento e potencialização das soft skills. No início de cada reunião, a equipe da PUCRS Carreiras, sempre pedia para descrevermos em uma palavra como estávamos nos sentindo e chegando para aquela reunião, hoje terminando este projeto, são muitas as sensações e palavras, mas escolho a palavra transformado, sim, transformado pelo aprendizado que me ajudou a potencializar minhas soft skills, pelas experiências, mas em especial pelas pessoas incríveis que tive a oportunidade de compartilhar essa caminhada e levo para vida. Por isso, convido você que chegou até aqui e que percebe que faz sentido no seu atual momento profissional, a participar da próxima edição do Programa Power Skills.

Deixo aqui meu especial agradecimento a toda a equipe da PUCRS Carreiras, Ana Cecília Petersen, Bruna Weirich Correa, Ananda Arruda Rodrigues, Roberta Telles, e amigas Aline Beatriz Treter Berger, Cristiane Paz e Cristine Lauermann, por toda dedicação e atenção com o projeto e a todas as empresas que apoiaram e participaram do projeto. Muito obrigado.

 

Sobre o autor

Victor Huggo, formado em Direito e pós-graduando em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas pela PUCRS. Atua na área de Recursos Humanos, especialmente no campo de consultoria de carreira, desenvolvimento humano organizacional, bem como recrutamento e seleção. Ainda, participa como auxiliar voluntário em dois projetos de pesquisa do Grupo de Estudos sobre Desenvolvimento de Carreira da PUCRS. Tive a oportunidade de realizar o processo de consultoria de carreira e participar do Programa Power Skills 2023, ambos da PUCRS Carreiras.

Deixe um comentário