Produtividade | Dica n°2 – Gestão do Tempo

Por: Andrêus Sousa – Gestão de Carreira –

Você com certeza já se pegou perguntando o que algumas pessoas fazem para conseguir lidar com suas atividades de trabalho, de estudo, de vida pessoal e social com as mesmas 24 horas por dia que você. Muito dessas conquistas vão estar relacionadas com a forma que essa pessoa tem utilizado o tempo, que é um aspecto essencial para garantir ou melhorar a sua produtividade.

A gestão do tempo nada mais é do que utilizar o seu tempo de uma forma mais adequada para alcançar os seus objetivos e terminar as suas tarefas e demandas. Por mais simples que isso soe, existem alguns fenômenos como a Falácia do Planejamento (minimizar o tempo necessário para tarefas complexas e subestimar o tempo necessário para fazer atividades simples) e a Lei de Parkinson (segundo a qual uma atividade tende a ocupar o tempo que ela tem para ser realizada) podem dificultar que tenhamos um funcionamento adequado e uma produtividade similar à que desejamos ter.

Como disse Laura Vanderkam, pesquisadora de gestão do tempo, em seu TedTalk: “o tempo é elástico”, e nesse sentido nós o utilizamos para poder encaixar e cumprir as atividades e tarefas que são mais importantes para nós mesmos e para o nosso funcionamento. Outra fala interessante dela é a seguinte: “todo minuto que eu utilizo é uma escolha”, ou seja, onde investimos o nosso tempo e como utilizamos ele é uma escolha nossa por desejo, ou por necessidade. Com isso em mente, sempre é importante identificar as suas prioridades e objetivos, e organizar o seu tempo de forma adequada para que você consiga ter tempo para investir naquilo que é prioridade para você.

Como fazer a gestão do seu tempo:

– Faça uma “auditoria” de suas horas, registrando onde você às tem investido diariamente e semanalmente, você pode utilizar planilhas ou aplicativos para fazer essa avaliação;

– Inclua nesse seu registro o tempo necessário para as atividades básicas de alimentação, sono, higiene, organização, transporte, trabalho, etc. pois essas atividades irão consumir tempo da mesma forma que as outras atividades, e esse será um tempo consumido recorrentemente;

– Busque experimentar as melhores formas de organizar o seu tempo – algumas pessoas funcionam melhor com “blocos” de várias horas nas mesmas atividades, enquanto outras funcionam melhor alternando as atividades após algum tempo;

– Com essa avaliação feita, comece a organizar os seus horários de uma forma que seja mais adequada com as suas demandas e prioridades durante o dia ou semana;

– Avalie e planeje os seus horários semanalmente, destacando as atividades e tarefas mais importantes que precisam ser realizadas e encaixando elas nos momentos que você tem disponíveis;

– Lembre-se de planejar intervalos e momentos de descanso entre as atividades, ou ao finalizar elas, para evitar que você se canse demais durante as atividades e não tenha energia para realizar outras demandas – além de poder se recompensar.

Veja todas as dicas da Série Produtividade.