Unidos pelo RS: 5 iniciativas que estão fazendo a diferença na reconstrução das vidas e dos lares gaúchos

Por: Ana Cecília Petersen – Psicológa | Consultora de Carreira

As enchentes no Rio Grande do Sul trouxeram uma destruição inimaginável, afetando vidas, lares, comércios e estradas. Em poucos dias, as águas levaram consigo não apenas bens materiais, mas também a história e os sonhos de muitas famílias.

No entanto, em meio a desastre natural, algo essencial permaneceu intacto: a esperança e a união do povo gaúcho. Por isso, hoje destaco cinco iniciativas incríveis que estão fazendo a diferença, mostrando como a solidariedade e o espírito comunitário emergiram mais fortes do que nunca para apoiar as vítimas e ajudar na reconstrução das áreas atingidas.

Meu Lar de Volta | Conectando pessoas para recomeços dignos

“Tecnologia para a reconstrução de vidas”. Esse é um dos lemas do Meu Lar de Volta, um projeto fundado para ajudar as vítimas do Rio Grande do Sul a recuperarem suas casas, após as inundações que tomaram o local.

É uma plataforma digital que conecta pessoas afetadas por inundações com voluntários/as dispostos a ajudar na limpeza e restauração de suas casas.

O site permite que os usuários se cadastrem como voluntários/as ou registrem suas necessidades de ajuda. Interessado/as podem se cadastrar como voluntários/as através do site, onde também é possível fazer doações monetárias para ajudar na compra de insumos e equipamentos.

Teledoc | Plataforma de Telemedicina

A iniciativa reúne médicos/as de diversas especialidades, psicólogo/as e enfermeiros/as para atendimento adulto e pediátrico. Em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, o Grupo DOC disponibiliza consultas virtuais gratuitas para toda a população atingida pelas cheias.

Eles já ultrapassaram a marca de 3 mil consultas realizadas e mais de 5 mil profissionais voluntários/as.

É simples e fácil:

Para receber atendimento, clique aqui.

Para ser médico voluntário/a, clique aqui.

Operação de volta para casa RS |Projeto para reconstruir os lares gaúchos

A Operação De Volta Para Casa RS é um projeto do Ciclo Empreendedor em parceria com o Instituto Floresta, ambos grupos sem fins lucrativos. A iniciativa visa ajudar as pessoas afetadas pela enchente a retornarem rapidamente para suas casas, oferecendo-lhes a oportunidade de adquirir móveis e eletrodomésticos novos.

As famílias participantes receberão créditos para serem usados nas lojas parceiras da operação. Esses créditos poderão ser convertidos em bens como geladeiras, sofás, fogões e outros eletrodomésticos, vendidos a preços bem abaixo do mercado. Dessa forma, cada família terá a autonomia para escolher os itens que melhor atendam às suas necessidades e preferências.

Cada família receberá um cartão que poderá ser utilizado tanto fisicamente quanto digitalmente nas lojas parceiras do projeto.

Existem duas formas de contribuir: pelo pix e pelo site oficial.

O PIX para ajudar no projeto Operação De Volta Para Casa RS é este: 10.429.522/0001-67.

Para quem desejar doar diretamente pelo site oficial.

Grupo de trabalho de enfrentamento e ajuda para empresas gaúchas impactadas

Pesquisa para diagnosticar impactos das enchentes nos negócios do Estado

O Sebrae anunciou a formação de um grupo de trabalho para enfrentar e ajudar as empresas gaúchas afetadas pelas enchentes.

Uma das ações é a realização de um levantamento sobre o impacto das enchentes nos pequenos negócios locais. O questionário aborda aspectos como o porte do negócio, se está atualmente em operação, como foi afetado pela enchente, estimativa de prejuízo, número de colaboradores, se possui seguro, necessidade de crédito para retomar as operações e expectativas para os próximos meses. Até agora, dois mil formulários já foram respondidos.

Para participar, acesse o link.

EmpregarTCHÊ | Iniciativa com foco na empregabilidade

E por fim, quero destacar uma iniciativa da FIJO/PUCRS Carreiras, o EmpregarTCHÊ, com o objetivo de promover a conexão entre pessoas afetadas direta ou indiretamente pelas enchentes e empresas e/ou profissionais que possam ofertar vaga de estágio ou vaga efetiva.

Além de oportunizar a conexão com o mercado de trabalho, queremos contribuir para que a dignidade e a esperança dessas pessoas retomem.

Sua empresa possui alguma vaga efetiva ou de estágio disponível? Ou você conhece alguém que foi impactado e está procurando uma oportunidade no mercado?

Acesse o link.

Como colaboradora, sinto muito orgulho de fazer parte de uma organização que se preocupa não apenas com a formação profissional, mas também com o bem-estar da comunidade.

A FIJO/PUCRS Carreiras demonstrou esse compromisso ao disponibilizar seus funcionários como voluntários nas áreas mais afetadas pela enchente. Essa ação reflete claramente os valores maristas que nos guiam: solidariedade, espírito de família e compromisso com a transformação social. Ver meus colegas e eu unidos, arregaçando as mangas para ajudar aqueles que mais precisam, foi lindo.

Seguimos juntos/as, pois juntos somos muito mais fortes.