5 razões para você apostar no networking

Por: Ana Cecília Petersen, psicóloga e Consultora de Carreira do PUCRS Carreiras

O networking possibilidade identificação, construção e manutenção de redes de apoio.

Você sabia que 8 em cada 10 vagas são preenchidas por indicação? 

Constantemente, tomamos ações que nos ligam a diferentes indivíduos que, até então, eram desconhecidos para nós. Isso pode acontecer em diferentes contextos, seja em um projeto, na pós-graduação, em viagens ou mesmo no ambiente de trabalho.  

Muitas vezes não percebemos como essas interações podem ter conexões diretas com outros aspectos de nossas vidas, indo além do âmbito social. Uma teoria interessante, conhecida como “the small world problem” sugere que estamos apenas a seis pessoas de distância de qualquer outra no mundo. 

Partindo dessa visão, vamos entender como o networking é fundamental para que as relações profissionais fiquem cada vez mais fortes e você atinja os seus objetivos. Afinal,  muitos estudos comprovam que o sucesso na carreira está diretamente ligado aos relacionamentos que você cultiva ao longo do tempo.  

 

Como anda o seu networking? 

Quando aplicado ao longo da carreira, o networking possibilidade identificação, construção e manutenção de redes de apoio. Ele permite expandir conhecimentos – é um intercâmbio duradouro de informações, alcançar novas oportunidade trabalho e, até mesmo, permite a gestão da sua reputação.  

Venha compreender a relevância do networking e como colocá-lo em prática. Transforme seus contatos em pessoas estratégias para alavancar a sua carreira.  

 

1.Construção da sua reputação

O networking desempenha um papel crucial na construção da reputação de um profissional. Ele permite a criação de conexões valiosas que fornecem oportunidades, insights e apoio. Essas conexões podem promover recomendações, aumentando a credibilidade do profissional.

Além disso, o networking ajuda a estabelecer uma presença no mercado, demonstrando expertise e confiabilidade. Por meio dessas relações, um profissional pode solidificar sua reputação como alguém confiável, competente e confiável em seu campo de atuação. 

 

 2. Expandir os seus conhecimentos

Através do networking, você pode se conectar com pessoas de diferentes áreas, backgrounds e experiências, expandindo os horizontes e perspectivas. Esses contatos podem compartilhar insights, melhores práticas e informações valiosas que você pode aplicar em sua própria carreira ou projetos.

Essa diversificação do conhecimento enriquece nosso repertório e estimula a criatividade. Dessa forma, nos prepara de maneira mais abrangente para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem em nossa trajetória profissional. 

 

3. Alcance resultados  

Quando conseguimos expandir nossa rede de contatos, nossa habilidade de solucionar problemas e alcançar resultados é amplificada. Com que frequência você já se viu em situações e pensou: “Quem poderia me ajudar com isso?” – esse exemplo ilustra que o networking não se limita a ser apenas uma questão de ser lembrado, mas envolve também ter alguém de quem lembrar para obter insights e orientação.  

 

4. Potencializar oportunidades profissionais  

O networking pode ser o fio condutor para você conseguir a tão desejada vaga de trabalho. Ele conecta você a oportunidades, através de referências diretas de contatos evidenciando o seu valor antes da contratação. Assim,  através da sua rede profissional, você pode obter conselhos, orientações e informações privilegiadas que podem ser essenciais para se destacar e conquistar a vaga desejada.  

 

5. Compartilhar o seu conhecimento e ajudar outras pessoas 

A construção de uma rede profissional também é uma via para colaborações. É possível promover o compartilhamento de conhecimento, impulsionando a aprendizagem e o crescimento de outros profissionais. Por fim, ao compartilhar suas experiências, você pode auxiliar outras pessoas a adquirir novos conhecimentos, assim como se tornar uma fonte confiável de aconselhamento –tendo o papel de mentor, enriquecendo a jornada de aprendizado de seus contatos.  

 

Deixe um comentário