Como fazer uma busca assertiva de novas oportunidades?

Por: Priscila Dietrich – Gestão de Carreira –

A busca de novas oportunidades no mercado é um processo que requer empenho e dedicação. Muito mais do que sair distribuindo currículos ou se candidatar em vagas aleatoriamente, é necessário estabelecer critérios de busca e definir quais oportunidades e áreas despertam seu interesse. Além disso, é importante ressaltar que não é a quantidade de currículos enviados que vai garantir uma entrevista com o recrutador, e sim a assertividade da busca.

Está em busca de recolocação ou transição de área? Confira algumas dicas para auxiliá-lo neste processo:

  1. Estruture seu currículo
    O currículo é a porta de entrada para qualquer processo seletivo e, por isso, deve ser elaborado de maneira que fique claro quais foram suas últimas experiências profissionais e quais seus objetivos de carreira. Mantenha suas informações e contatos atualizados, distribua as informações em tópicos e opte por um modelo de currículo “clean”.

    Liste as empresas do seu interesse
    Faça uma relação das empresas em que você gostaria de trabalhar. Acesse o site e o LinkedIn dessas organizações para que possa se familiarizar com as oportunidades em aberto e até mesmo com a maneira como elas conduzem os processos seletivos.

    Seja o protagonista da sua busca
    Buscar recolocação ou transição requer disciplina. É necessário  avaliar quais suas áreas de interesse e fazer um levantamento de sites, consultorias e empresas que possam levá-lo a uma nova oportunidade. Estabelecer um cronograma de busca facilita este processo, pois deverá ser feito diariamente.

  2. Mantenha o LinkedIn atualizado
    O LinkedIn é uma ferramenta fundamental para os profissionais que estão buscando novas oportunidades, por ser uma plataforma em que o currículo é disponibilizado online, permite que empresas e recrutadores do mundo inteiro encontrem seu perfil. Mantenha suas informações atualizadas, descrevendo suas experiências profissionais, idiomas e interesses de carreira. Utilize palavras-chave que facilitem que os recrutadores o encontrem e ative o alerta de vagas.
  3. Networking
    É importante que sua rede de contatos saiba que você está buscando novas oportunidades. Quanto mais pessoas souberem que você a procura de novas oportunidades, maior a probabilidade de indicarem você para algum processo seletivo ou mesmo compartilharem vagas.
  4. Atualize-se
    Participe de cursos, palestras e eventos. Além de ser uma maneira de desenvolver novos conhecimentos, pode ser uma boa fonte de contatos.

Um comentário

  1. Ione Pestana Torma-Reply
    05/10/2019 em 08:18

    É uma oportunidade para quem está em busca de novos conhecimebtos

Deixe um comentário