Escolhi uma profissão e me arrependi: e agora, o que fazer?

Por: Roberta Telles – Estudante de Psicologia

É perfeitamente esperado e até comum que o sentimento de arrependimento em relação à escolha da profissão aconteça. Isso porque, somos indivíduos em constante evolução e o que nos parecia fazer sentido em um determinado momento da vida, pode passar a não fazer mais sentido com nossos valores, interesses e desejos, posteriormente. 

Além disso, somado a essa possibilidade e ao misto de sentimentos que são envolvidos quando o assunto é carreira, hoje em dia, estamos inseridos/as em um mundo de trabalho, em que a carreira não é mais tida como linear, ou seja, aquela em que a pessoa escolhe uma profissão e permanece nela pelo resto da vida. De acordo com pesquisas na área, as pessoas vão ter de quatro a seis carreiras ao longo da vida. Isso ocorre em razão do rápido avanço da tecnologia, mudanças econômicas e culturais, além de crescentes oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Assim é muito esperado que indivíduos passem por diversas profissões ao longo de suas trajetórias de carreira. 

Caso esteja passando por esse dilema, não se sinta sozinho, saiba que há várias pessoas na mesma situação que você.

Eu inclusive já estive nessa posição e portanto, posso afirmar com propriedade que existem várias medidas que você pode tomar para enfrentar isso da melhor maneira.  

Nesse texto iremos te ajudar com algumas dicas que te façam refletir sobre o assunto, de maneira que você consiga tomar uma decisão que priorize os seus desejos e o que realmente faz sentido para você.  

 

Autoconhecimento em dia: 

Em primeiro lugar, é necessário compreender seus pontos fortes e identificar o que você realmente gosta de fazer e faz com excelência. Ao reconhecer essas habilidades, você poderá aperfeiçoá-las para se destacar no mercado de trabalho. Além disso, é importante considerar o que é mais significativo para você: o aspecto financeiro, a estabilidade profissional ou a satisfação pessoal no trabalho? Ao refletir sobre essas questões você conseguirá criar um cenário mais claro, pois suas escolhas estarão de acordo com seus talentos e valores, o que impactará diretamente nas suas decisões de carreira. 

 

É uma decisão sua: 

Compreenda que a escolha da sua carreira é uma decisão que terá um impacto significativo na sua vida. Por isso, é fundamental reconhecer que essa decisão deve ser somente sua, levando em consideração suas próprias vontades e desejos. Portanto, ao tomar essa decisão, dedique um tempo para refletir sobre suas paixões, habilidades e objetivos, e não se deixe influenciar exclusivamente pelas expectativas ou opiniões de terceiros. Lembre-se de que é você quem irá viver com as consequências dessa escolha, portanto priorizar suas próprias vontades é essencial para construir uma carreira gratificante e significativa. 

 

Entenda se você quer realizar uma transição dentro ou fora sua área: 

Uma transição de carreira não significa necessariamente mudar para uma área completamente diferente. Muitas vezes, é possível realizar uma transição dentro da própria área de formação, explorando diferentes especializações, pós-graduações, ambientes ou cargos dentro de uma mesma área. 

Portanto, nossa dica é: pesquise, converse com colegas, troque ideias, se experimente e busque sempre estar por dentro das tendências da sua área.

 

Invista em mentoria de carreira: 

Investir no Programa de Mentoria durante o processo de transição de carreira pode ser uma estratégia certeira. Vivenciado esse processo, você poderá entender através da trajetória de uma pessoa mais experiente, como é a sua rotina, o que ela gosta ou desgosta no seu dia-a-dia e entender quais foram os passos necessários para chegar até onde chegou.  

 

Faça um planejamento de carreira: 

Por fim, te deixamos essa grande dica, que irá englobar todas as anteriores em um processo personalizado de planejamento de carreira.  O serviço de planejamento de carreira é destinado para quem deseja ter mais clareza acerca da sua trajetória profissional, tem dúvidas de que curso seguir ou qual área profissional investir e que em razão de um ou todos esses fatores deseja estruturar seu plano de carreira e inserção profissional. Caso você seja aluno/a, alumni ou comunidade externa você poderá realizar esse processo em conjunto com os/as Consultores/as de Carreira do PUCRS Carreiras. O processo se dará ao longo de seis encontros, em que você irá buscar entender seus valores pessoais, o que gosta e com o que se identifica profissionalmente, tendo a oportunidade de explorar o mercado e, ao final, traçar um plano de ação pessoal.  

 

Lembre que você não precisa passar por esse momento sozinho/a, conte com o PUCRS Carreiras. 

Deixe um comentário