Por que conectar tecnologia e o pertencimento?

Por: Ananda Arrunda – Psicóloga e Consultora de Carreira

Com base na pesquisa “Empregos em alta em 2023: estes são os 25 cargos que mais crescem no Brasil”, realizada pelo Linkedin, a área da tecnologia foi a mais procurada no ano de 2023. Nessa mesma pesquisa, é possível identificar a predominância do gênero masculino nesses cargos, uma tendência que segue ao longo dos anos.

Segundo o Chat GPT, a palavra “pertencimento”, é o sentimento essencial de conexão com um grupo, comunidade ou contexto. O termo “inclusão” é utilizado no mercado de trabalho para tratar desse sentimento. E esse valor já vem sendo trabalhado em muitas organizações, como forma de manter um funcionário na empresa.

Mas por que conectar tecnologia e pertencimento?

Porque, na prática, o pertencimento implica em estar em um ambiente onde o respeito e a valorização das ideias são prioridade, além da autenticidade ser reconhecida.É  importante mencionar e refletir sobre o papel do pertencimento da mulher em sua própria carreira. É nesse contexto que emergem iniciativas como o projeto “Gurias da Politécnica” na PUCRS, cujo propósito é fomentar o pertencimento de mulheres nas áreas de ciências exatas e tecnologia, um campo onde a presença feminina está num crescente, mas ainda desigual.

Quando pensamos em carreira ou escolhas, é fundamental ser protagonista do nosso próprio destino.

E essa jornada pode ser desafiadora em uma área dominada por homens, onde mulheres enfrentam determinadas barreiras. O projeto das “Gurias da Politécnica” busca mudar esse cenário, promovendo eventos e capacitações lideradas por mulheres inspiradoras, que possam encorajar outras a trilhar esse caminho.

Esses insights foram colhidos a partir das redes sociais das “Gurias da Politécnica”, e sinalizam uma tendência explícita: precisamos pensar e fomentar cada vez mais os temas da tecnologia, pertencimento e carreira, para que juntos, eles possam impulsionar a transformação e inclusão na nossa sociedade.

Pensando nisso, o PUCRS Carreiras oferece o serviço de Planejamento de Carreira, para que todas tenham a oportunidade de tornar-se protagonistas das suas próprias carreiras.

Deixe um comentário