A Empregabilidade na Universidade

Por: Daniela Boucinha – Gestão de Carreira –

Com o mercado de trabalho cada vez mais inconstante, os profissionais da atualidade precisam assumir o protagonismo na construção de sua carreira. Isso pressupõe que o indivíduo deve se engajar no desenvolvimento de sua trajetória profissional, através da reflexão sobre suas experiências e escolhas e do planejamento das possibilidades futuras. No cenário de trabalho de constantes mudanças em que vivemos novas competências são exigidas dos profissionais, que devem buscar cada vez mais por novas formas de trabalho, adaptando-se às tendências.

Ao falarmos de carreira, não estamos mais nos referindo à sequência de empregos que as pessoas têm ao longo da vida. Mas sim, de uma trajetória. De uma história e construção de significados, a partir de todas as experiências vividas, de papéis assumidos e de escolhas realizadas. Hoje, entendemos a carreira como um projeto e desenho de vida.

Mas como planejar esse desenho de vida inserido em um mercado tão volátil? Como se preparar para um desenvolvimento profissional quando a incerteza e insegurança muitas vezes tomam conta frente às adversidades?

Como orientadora profissional e de carreira, meu conselho para os jovens profissionais é de que gerenciam suas carreiras, de maneira a pensar estratégias que possam manter ou aumentar sua empregabilidade. O desafio de se inserir e, mais ainda, se manter no mercado de trabalho é grande e requer um processo de reflexão, constante exploração e planejamento. Quanto mais as pessoas se conhecem e refletem sobre suas escolhas e trajetórias, mais clara fica a sua identidade profissional e mais facilmente tendem a se comprometer com seus projetos de carreira.

A partir de autoconhecimento, o indivíduo entra em contato com suas habilidades e potenciais profissionais, o que poderá auxiliar na construção da empregabilidade e, mais ainda, da trabalhabilidade, de maneira a usar tais recursos a fim de gerar trabalho, não mais exclusivamente a partir de um empregador.  Além da reflexão e planejamento, os trabalhadores contemporâneos devem se envolver em constante exploração, curiosidade e networking. Principalmente os jovens profissionais que ainda são universitários.

A exploração profissional deve ocorrer ao longo de toda a vida, mas nos anos iniciais de carreira se tornam ainda mais importantes. O ideal é que o jovem possa ter o máximo de experiências possíveis, buscar vivências além da sala de aula, conversar com profissionais mais experientes que já atuam nesse mercado de trabalho e, até mesmo, buscar um mentor que possa auxiliá-lo nessa jornada.

O estágio também cumpre um importante papel nesse sentido, possibilitando a inserção no mercado e a exploração de possibilidades de atuação. Essas experiências podem ser consideradas como diferenciais e como pontos decisivos para a permanência em um mercado de trabalho inconstante.

Estar em contato com os possíveis empregadores e traçar um plano de ação fazem com que o universitário possa se preparar de maneira mais assertiva para o seu futuro profissional. Mesmo que a incerteza e instabilidade estejam tão em pauta no mercado de trabalho, o fato de se preocuparem e assumirem o controle de sua carreira auxilia na promoção da empregabilidade. E aqui estamos falando da facilidade de inserção e permanência no mercado de trabalho, no quanto se tornam atrativos para os empregadores.

Com isso em vista, a Universidade tem um papel importante na promoção da empregabilidade de seus alunos. Cabe também a ela oferecer as melhores estratégias de preparação para o mundo do trabalho e, principalmente, para o momento de graduação e efetiva inserção profissional. Hoje a Universidade tem também como um dos pilares a preocupação em como os seus alunos estão se mantendo empregáveis, desenvolvendo suas competências, gerando trabalho e renda. Para isso, a PUCRS dispõe de um serviço, que é gratuito para seus alunos, de orientação profissional e de carreira, que conta com portal de oportunidades de estágio e trabalho efetivo.

O PUCRS Carreiras atua com consultoria e aconselhamento de carreira, realizado por profissionais especializados nas áreas de desenvolvimento de carreira e recursos humanos, através de encontros individuais e em grupo. Além disso, conta com equipe de recrutamento e seleção, que oferece oportunidades e auxilia na captação de futuros talentos para empresas e instituições parceiras. O PUCRS Carreiras tem o propósito de ser um elo entre a comunidade acadêmica e o mundo do trabalho, promovendo a empregabilidade dos profissionais.

Em momentos em que se fala tanto do Futuro do Trabalho, das mudanças no contexto organizacional e da revolução tecnológica, se torna essencial o profissional se preparar para o que vem pela frente e se preocupar com o desenho de sua carreira. Buscar pelas melhores oportunidades, que façam sentido com aquilo que se busca, não é tarefa fácil. Por isso, contar com o apoio de serviços de orientação profissional e de carreira pode ser um diferencial na trajetória. O PUCRS Carreiras está à disposição para auxiliar nas melhores estratégias para o desenvolvimento e manutenção da empregabilidade, tanto para alunos, egressos e comunidade em geral.

Deixe um comentário