A escolha de qual curso fazer no vestibular

Por: Andrêus Sousa – Consultor de Carreira –

Todo mundo já ouviu alguma vez que a escolha de qual curso fazer é “a escolha”. Que é super importante para definir com o que você vai trabalhar no futuro e que profissional você será. Mas esse discurso é ultrapassado e nós vamos te contar por quê.

Na verdade, essa é a primeira de várias escolhas e descobertas que acontecem ao longo das nossas carreiras. Vivemos em um mundo que muda constantemente, será que faz sentido ter a expectativa de tomar uma escolha só tendo certeza absoluta? Quando falamos em carreira, nós temos que ter em mente que a carreira não é uma linha reta e vertical de crescimento – o mundo e as profissões estão muito mais complexos.

A carreira hoje deve ser pensada como uma constante construção: um caminho que pode ir pra frente, pro lado, pra trás, pra cima e que pode mudar também. Essa é uma trajetória muito mais realista com o mundo e a realidade que existe atualmente, e muito mais justa também conosco que temos que lidar com ela. A nossa carreira é uma constante negociação entre quem nós somos e queremos ser, e as oportunidades e limitações do nosso contexto e do mundo do trabalho. Essa é uma forma mais realista de ver o mundo atual e mais justa conosco que temos de lidar com ela.

E para além disso – nós como pessoas estamos em constante desenvolvimento e aprendizado, e o mundo segue em constante mudança e evolução. Faz sentido colocar os olhos em um objetivo, sabendo que daqui a 10 anos os teus planos e o mundo podem ter mudado? Não estou dizendo que você não tem que ter planos ou objetivos, e sim, que esses planos têm que ser flexíveis e se adaptar conforme os teus interesses ou necessidades mudam, e também conforme as oportunidades se apresentam. Ou seja: a nossa carreira é uma constante negociação entre quem nós somos e queremos ser, e as oportunidades e limitações do nosso contexto e do mundo do trabalho.

Nessa linha, é bastante comum nos atendimentos ouvirmos histórias de pessoas que descobriram áreas novas e que mudaram seus planos futuros, como empreendedores. Ou, aqueles que fazem uma disciplina eletiva de outro curso, e descobrem uma forma de integrar o conhecimento com a sua prática e desenvolvem não só um interesse novo como um diferencial. Aquelas pessoas que nunca se imaginaram trabalhando em um setor ou tipo de empresa, mas que tem uma oportunidade e se descobrem ao longo dessa experiência, através de estágios, voluntariado ou da iniciação na área de pesquisa acadêmica. E mesmo pessoas que tinham certeza de que iriam adorar trabalhar em um lugar e descobrem que bem, não era tudo isso e tem de alterar os planos.

Então, quando você for pensar nessa escolha, pensem que ela é a primeira e que ao longo do curso e do tempo tanto vocês quanto o mercado de trabalho e as oportunidades podem ir alterando e complementando essa trajetória.

Na PUCRS você tem várias oportunidades para explorar essas diferentes possibilidades: seja através da graduação, das certificações de estudo, de estágios, voluntariados, iniciação científica, mobilidade acadêmica, pós-graduações, eventos e muito mais.

O PUCRS Carreiras será seu suporte pra planejar a tua trajetória desde o início <3.