A importância do Networking

Por: Jandara Souza – Gestão de Carreiras –

No último artigo, a Gabryellen Fraga, também consultora do Escritório de Carreiras, escreveu um texto sobre a importância das competências. Este assunto é muito relevante e fez com que eu pensasse em outros temas também pertinentes e que falamos com nossos assessorados, abordamos em workshops e que está muito presente no nosso dia a dia: O Networking. Expressão muito conhecida atualmente, mas que muitos ainda não conseguem utilizar a seu próprio favor.

Mas afinal, o que é networking? Quando e onde devemos utilizá-lo? Networking: “net” significa “rede” e “working” significa “trabalhando”. Ou seja, é a capacidade que uma pessoa tem de se relacionar ou fazer contatos com pessoas ou grupos com interesses e objetivos em comum.

Provavelmente vocês já ouviram falar no ditado “quem não é visto, não é lembrado”, certo? Esta expressão consegue traduzir em poucas palavras o significado literal de networking, pois como em qualquer relacionamento, a partir do momento em que vamos perdendo o contato com colegas, ex-colegas, profissionais conceituados que temos como exemplo, pela falta de regularidade do convívio, perdemos oportunidades, sejam elas boas ou ruins. Já quando mantemos um relacionamento constante, ou seja, mais próximo e ativo, já estamos fazendo a diferença na nossa rede de contatos.

Mas de que forma conseguimos manter um relacionamento mais próximo? Com pequenas atitudes que não requerem um esforço tão grande. Como, por exemplo, enviar uma mensagem de feliz aniversário (seja pelo facebook, linkedin ou qualquer outro tipo de rede de relacionamento que você se faça presente) ou, até mesmo, através do compartilhamento de notícias, artigos ou dicas de leituras para profissionais da sua área de interesse ou não.

Outra forma de conseguirmos manter nossa rede ainda mais ativa é participarmos de eventos, palestras e feiras. Ao estarmos presentes nestes eventos, temos a possibilidade de aumentar nosso networking, ao contatarmos com profissionais de diversas áreas do conhecimento. Além disso, é uma forma de sanar aquela velha afirmação, de que os RH’s não são disponíveis, que estão sempre ausentes e/ou não dão retorno, pois nestes momentos temos uma oportunidade de aproximação direta com profissionais de diferentes setores da economia. Inclusive, é uma estratégia de estarmos atualizados, já que novas ideias, debates e discussões sempre surgem ou acontecem.

Falando em Feira, nos dias 18 e 19 de outubro ocorreu a 6º edição da Feira de Carreiras da PUCRS. Este é um exemplo, no qual alunos, diplomados e/ou profissionais podem aumentar sua rede de forma muito positiva, seja falando diretamente com os expositores para entender um pouco mais sobre a cultura, valores, funcionamento daquela empresa e então definir se está de acordo com o seu propósito. E, a partir dessa aproximação, definir o interesse ou não de conhecer os programas de estágios, trainees e também oportunidades efetivas. O que isso quer dizer? Que qualquer pessoa pode participar de eventos onde haja esse tipo de troca, não necessariamente precisamos estar buscando uma recolocação. Ao contrário, é fortemente indicado que todos os profissionais sigam buscando aperfeiçoamento, seja por meio de cursos, formações, palestras, grupos de estudo, dentre outros.

Contudo, é uma pena que o networking ainda seja utilizado de maneira tão distorcida, pois é recorrente os profissionais ativarem suas redes apenas quando necessitam. Muitas vezes, pensam que por estarem recolocados no mercado de trabalho não é interessante a participação neste tipo de evento. Pensando nisso, saliento que é fundamental que as pessoas consigam ampliar o conceito de networking, tendo clareza de que funciona como uma via de mão dupla, com a troca de informações, conhecimentos, indicações, pois esta ajuda mútua traz os benefícios reais aos profissionais interessados em manter suas redes atualizadas.

O profissional do futuro precisa entender que atualmente o mercado de trabalho é instável, dinâmico e está em constante transformação. Não temos como prever acontecimentos, precisamos uns dos outros, se não hoje, talvez amanhã. Por isso, manter nossa rede ativa, cultivar relacionamentos duradouros e próximos é uma forma efetiva e assertiva de sermos vistos e lembrados.

Concluo esta reflexão salientando que o networking torna-se cada vez mais necessário para a construção não só de carreiras mais sólidas, mas também contribui significativamente para uma sociedade mais solidária, pois todos ganham com essa troca mútua. Hoje em dia, para a maioria das empresas, cultivar bons relacionamentos é mais interessante do que o conhecimento técnico (que está no currículo), pois certamente conseguiremos oferecer resultados mais satisfatórios ao demonstrarmos essa habilidade.

 

Deixe um comentário