Como dar os primeiros passos para vida profissional pós formatura

Por: Ananda Arruda, psicóloga e Consultora de Carreira do PUCRS Carreiras

A formatura marca o encerramento de uma jornada árdua, um triunfo conquistado após superar desafios ao longo de um extenso percurso acadêmico. Em um país onde muitos ainda não tem acesso ao ensino superior ou requer muita dificuldade, essa conquista é significativa de muitas maneiras e é um momento de bastante celebração.

Contudo, ao atingir esse marco, iniciamos uma nova fase repleta de desafios e oportunidades, desenhando um novo capítulo na nossa história profissional.

O pós-formatura pode ser um período de incertezas, medos e, por vezes, até de dúvidas sobre o caminho a ser trilhado e vontade de desistir.

É intrigante observar a mudança de paradigma nas gerações passadas, onde uma profissão era frequentemente escolhida para toda a vida.

Hoje, vivemos em um mundo dinâmico, onde novas profissões surgem, e a busca pela qualidade de vida e satisfação profissional supera, muitas vezes, a busca por um único objetivo como a questão financeira.

Contudo, é crucial reconhecer a importância do dinheiro no contexto em que vivemos, visto que precisamos dele para sobreviver.

Diante desse cenário desafiador, como podemos dar os primeiros passos em direção à satisfação profissional pós-formatura?

Apresento 5 dicas fundamentais que foram cruciais para mim nesse momento.

1. Não pule etapas:

Em novas jornadas, o aprendizado e a adaptação são essenciais. Assim como aprendemos a andar e falar nos primeiros anos de vida, não podemos subestimar a importância de aprender as nuances do mercado. Pesquise áreas de interesse, identifique habilidades necessárias, e invista tempo ou recursos para desenvolvê-las. O progresso acontece gradualmente, e cada passo conta. Tenho certeza que se olharem para trás, não vão lembrar da dificuldade que tiveram para aprender a andar e falar. Os processos são muito importantes para cada etapa da nossa vida.

2. Não se compare:

A grama do vizinho pode parecer mais verde, mas desconhecemos os desafios enfrentados e o tempo investido naquela conquista. Não sabemos há quanto tempo ele plantou aquela grama, quanto tempo investiu regando, cuidando e nem se a grama é de plástico. Evite comparações, especialmente nas redes sociais, onde as vitórias alheias podem parecer mais expressivas. O importante é entender sua própria jornada, de onde partiu e para onde pretende ir.

3. Networking em Jogo:

Ative sua rede de contatos, especialmente no LinkedIn. Torne-se visível, interaja, e permita que as pessoas lembrem de você quando surgirem oportunidades profissionais. O networking pode abrir portas e facilitar o acesso a novas possibilidades.

4. Autoconhecimento é essencial:

Compreender quem você é e onde deseja chegar é fundamental. Identifique suas habilidades distintas e saiba como aplicá-las. O autoconhecimento é a bússola que guiará suas escolhas e decisões no cenário profissional. É essencial tornar-se conectado consigo mesmo, compreendendo seus valores e reconhecendo o que não ressoa com você, para tomar decisões mais alinhadas com o seu “eu” e isso contribuirá para uma carreira mais satisfatória.

5. Não esqueça quem é você:

Este momento exigirá resiliência, pois representa um novo caminho com desafios inéditos. Não perca de vista quem você é e o que o trouxe até aqui. Sua jornada é única, e essa lembrança ajudará você a ser verdadeiro e justo com você, o que será essencial em muitos momentos.

Para tornar esse momento um pouco mais tranquilo, o PUCRS Carreiras oferece o serviço de Consultoria de Carreira, com foco em Planejamento, trabalhando questões como autoconhecimento, exploração de mercado e ajudando você a elaborar um plano de ação personalizado.

Conte conosco para dar suporte nesse capítulo tão importante da sua trajetória profissional!