Conheça as 10 Soft Skills mais valorizadas pelo mundo do trabalho em 2020

Por: Ana Cecília Petersen  – Gestão de Carreiras –

Na era da transformação digital, o mundo do trabalho passou e ainda passa por profundas mudanças. Os avanços constantes da tecnologia, ferramentas e modelos de negócios aliados ao avanço da inteligência artificial impactam diretamente no mercado de trabalho – sejam nas organizações ou na formação do profissional do futuro. Mas quais são as características essenciais para um bom desempenho do trabalho? Para se preparar para o futuro do trabalho é essencial considerar a importância das soft skills que são aquelas características que envolvem toda a trajetória psicossocial de um indivíduo, ou seja, as nossas competências comportamentais e sociais.

Em um processo seletivo é muito comum o candidato avançar para entrevista em função das suas hard skills – que são as habilidades técnicas aprendidas através de uma formação ou em um trabalho anterior, por exemplo: inglês avançado, domínio de photoshop ou vivência na área requerida. As hard skills podem ser facilmente avaliadas e medidas em processo seletivo, por isso elas aparecem com frequência em anúncios de vagas para especificar quais as habilidades que a vaga exige como requisito.

Ao contrário, as soft skills, são mais difíceis de serem medidas já que estão associadas às habilidades emocionais, de comunicação e interação dentro do ambiente organizacional, por exemplo: resolução de problemas, comunicação e flexibilidade. Muitas empresas têm utilizado as competências comportamentais como critério na hora da contratação, a fim de admitir uma pessoa alinhada aos valores e cultura do negócio.

As hard skills levam o candidato para um processo seletivo, mas as soft skills serão definitivas para que ele conquiste o emprego. Você já deve ter ouvido aquela frase que diz que as empresas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento, então o candidato que vai se destacar no processo é aquele que reunir mais soft e hard skills.

Confira abaixo as dez competências listadas pelo relatório do Fórum Econômico Mundial como destaque no mercado de trabalho em 2020:

  • Resolução de problemas – Associado ao pensamento crítico, à criatividade e à tomada de decisões. Apareceu em primeiro lugar no ranking para 2020 segundo o relatório, nos próximos anos 36% das atividades em todos os setores da economia vão exigir habilidade para solução de problemas complexos.
  • Pensamento crítico – Definido como o uso da lógica e da racionalização para identificar forças e fraquezas de soluções alternativas, conclusões e abordagens a problemas.
  • Criatividade – Ideias inusitadas e inteligentes a fim de desenvolver alternativas criativas para resolver problemas.
  • Gestão de pessoas – Está relacionado à capacidade de identificar talentos, motivar e desenvolver pessoas.
  • Coordenação – Profissional organizado que não se perde no meio das diversas tarefas e prazos. Dia respeito a aspectos ligados à colaboração e facilitação de processos.
  • Inteligência emocional – É a gestão adequada das emoções para lidar com muitas pessoas e com diferentes cenários.
  • Tomada de decisão – Saber medir as vantagens e desvantagens de cada decisão, bem como acertar em soluções.
  • Orientação para servir – É a inclinação para ajudar os outros é vista como uma habilidade indispensável para realizar trabalhos em que se lida diretamente com os clientes ou entre grupos.
  • Negociação – A boa capacidade de negociação dará vantagem no mercado de trabalho, afinal relacionar-se com pessoas é um constante negociar.
  • Flexibilidade cognitiva – O Fórum Econômico Mundial define como capacidade de criar ou usar diferentes conjuntos de regras para combinar ou agrupar coisas de diferentes maneiras, ou seja, adaptar-se às diferentes situações.

Agora que você já conheceu a importância das soft skills e entendeu algumas das mais importantes para o mercado de trabalho, basta começar a investir nesses pontos.  Caso queira trabalhar no desenvolvimento de suas skills, a fim se tornar mais atrativo para o mercado, agende uma consultoria no PUCRS Carreiras, vai ser um prazer te acompanhar neste processo.

Um comentário

  1. Cristiane Kramer-Reply
    25/03/2020 em 21:35

    Parabéns Ana. Ótimo texto para reflexão.

Deixe um comentário