Saiba por que é importante ter um Currículo Lattes

Por: Amanda Ferronato – Assessoria de Comunicação

Certamente você conhece alguém que chegou ao final da faculdade e não criou seu currículo lattes, não é mesmo?! Isso geralmente acontece porque o preenchimento na Plataforma Lattes requer tempo, dedicação e muitas vezes, o auxílio de profissionais para orientações.

Antes de aprofundar sobre esse tema, é preciso deixar claro que o Lattes é um currículo específico para a área acadêmica. Muitos confundem com o currículo vitae, um documento com dados dos candidatos que estão em busca de uma vaga de emprego.

No currículo lattes é registrado a trajetória acadêmica de professores/pesquisadores e estudantes brasileiros, por isso é considerado fundamental para quem tem interesse em ingressar e crescer na área.

Caso você deseje participar de grupos de iniciação científica, cursar uma pós-graduação stricto sensu ou se candidatar para vagas na área acadêmica, confira as dicas da Consultora de carreiras, Gabriela Techio:

1. Se você tem interesse em investir na carreira acadêmica, você precisa ter seu currículo lattes sempre atualizado. Ele comunica aos colegas e instituições sua trajetória enquanto estudante e profissional.

2. É importante que você insira a sua foto no seu perfil do currículo lattes, mas cuidado com a foto selecionada. Por exemplo, evite fotos em festa ou selfie.

3. Escreva o texto inicial do currículo lattes com foco na sua formação, atuação e interesses de pesquisa.

4. É importante inserir os eventos que participou, mas é importante identificar que existem campos de preenchimento diferentes se você foi ouvinte ou se ministrou alguma atividade no evento.

5. Busque pelo currículo lattes de pessoas que te inspiram, isso pode te ajudar no planejamento da tua carreira.

Por último, ficou interessado em saber mais como criar uma conta, montar um perfil e receber dicas gerais sobre a plataforma? Inscreva-se na Oficina de Currículo Lattes, no dia 19 de abril. Clique aqui e faça sua inscrição.