Entrevista de emprego: quando o nosso corpo fala

Por: Gabriela Techio – Consultora de Carreira –

A primeira regra para os estudiosos da área de comunicação é que seria impossível não comunicar. Mesmo sem dizer uma palavra, demostramos o que pensamos e sentimos por meio do nosso gestos, expressões e comportamentos. Assim, é correto afirmar que em muitos momentos o corpo fala por nós.

Acredito que em algumas situações sociais você tenha compreendido que alguém não concordava com a sua opinião pela forma como a pessoa revirou os olhos depois da sua fala. Você também deve ter vivido um momento em que entendeu que alguém não queria conversar pelo modo como a pessoa se afastou e virou as costas. Claro que precisamos estar atentos a essas interpretações, afinal, muitas vezes, um conhecido que não sorriu para você ao te encontrar estava apenas distraído e não zangado. Entretanto, não podemos negar que em determinadas situações o que o corpo expressa tem tanta força e impacto quanto as palavras.

Um desses momentos é a entrevista de emprego. Vamos pensar em cinco aspectos que passam uma mensagem ao entrevistador.

Aparência
Quando vamos a um evento importante para nós, como o casamento de um grande amigo, escolhemos com cuidado e carinho o que vamos vestir, como vamos nos apresentar. Isso acontece porque queremos demostrar o quanto nos preparamos para esse dia. A mesma lógica pode ser aplicada ao momento da entrevista, sendo que escolher uma apresentação adequada para a vaga comunica o quão importante é esse momento para o candidato.

Escolha da vestimenta
Não existe certo ou errado, tudo vai depender da área e do tipo de organização. Por isso, pesquise mais sobre a empresa antes da entrevista e pergunte-se: Como os funcionários daquele local costumam se vestir para o trabalho?

Postura durante a entrevista
A forma como nos comportamos, o modo como sentamos diante do entrevistador e demostramos o quanto estamos atentos e disponíveis para a conversa contará pontos na hora da contratação. De todos as formas de  demostrar interesse pelo outro, ressaltamos a importância de olhar nos olhos daquele que estamos conversando. Isso demostra segurança e transparência.

Entrevistas on-line.
As entrevistas on-line também exigem uma preparação por parte do candidato. Busque um local tranquilo, com boa luminosidade e no qual você possa ficar sentado e confortável. Se há mais pessoas em casa com você, explique para eles a situação e peça que colaborem evitando interrupções durante a entrevista.

Tom da voz e brilho no olho.
Envolve o quanto conseguimos falar com propriedade da nossa trajetória de carreira e o quanto de motivação e interesse conseguimos demostrar pela oportunidade. Uma dica importante é se questionar o que nessa vaga te desperta interesse, ou seja, o que nessa oportunidade faz teu olho brilhar.