Estágio: o momento para se experimentar

Por: Katia Almeida – Gestão de Talentos –

Quando somos crianças algumas de nossas brincadeiras incluem as atividades de alguma profissão que desejamos seguir quando crescermos. Nesses momentos tão lúdicos e tão importantes, experimentamos, segundo o nosso entendimento naquela idade, como é ser aquele profissional que almejamos nos tornar um dia.

À medida que crescemos e vamos descobrindo o mundo, a escolha  pela profissão que experimentamos brincando na infância pode se confirmar ou não.  Ou ainda podemos também iniciar um período de muitas dúvidas  e  decidir qual caminho seguir mais tarde, no momento de prestarmos vestibular.

É nessa fase que aproveitamos para observar como são os profissionais que atuam nessa ou naquela profissão e chegamos a nos enxergar no lugar dessas pessoas. A partir desse momento surgem algumas dúvidas: Serei feliz trabalhando com o quê? Será que serei bem remunerado? Será que conseguirei desempenhar bem esse papel? Para responder essas perguntas contamos com a ajuda de nossos familiares, pois iremos seguir talvez a mesma profissão de algum deles; podemos também  relembrar o nosso desempenho em  disciplinas da escola;  além da  ajuda da mídia que nos mostra quais são as profissões que estão “bombando” no momento.

A experimentação é essencial em todas as fases da vida, é experimentando que tomamos decisões e é estagiando que iremos confirmar nossas escolhas na profissão e iremos aumentando nossa bagagem de experiências e conhecimentos para nossa atuação como ótimos profissionais. Portanto, o estágio é o momento propício para a nossa experimentação e preparação profissional.

Recebemos nas aulas toda a teoria que será necessária para o desempenho da profissão escolhida, ou seja, vamos acumulando nossa bagagem para que possamos levar para uma viagem. A bagagem é a teoria da sala de aula ou dos laboratórios, e a viagem é o exercício da profissão, em que iremos aplicar na prática o conhecimento adquirido na sala de aula. Sendo que é através do estágio que poderemos experimentar como será a viagem, e também podemos identificar melhores formas de nos prepararmos para essa viagem.

É no estágio que teremos contato com as atividades da área que escolhemos, com os profissionais que já atuam nessa área e poderão ser nossos mentores. Com os desafios que enfrentaremos diariamente, poderemos identificar se os valores dessa ou daquela empresa estão de acordo com os nossos valores, poderemos ver de que forma iremos contribuir com o exercício da nossa profissão para o desenvolvimento da sociedade, e o principal e mais importante: poderemos experimentar e ter uma ideia real de como será a nossa viagem.

Alguns nessa etapa têm a certeza que estão no caminho certo e fizeram a escolha certa do destino a seguir, já outros preferem mudar o rumo, pelo fato de terem conseguido experimentar como seria a viagem e não terem se identificado com o destino. Por isso a importância do estágio, pois é somente experimentando que temos condições de saber se estamos no caminho certo. Como estamos nessa fase de experimentação e sabemos que algumas profissões possuem variadas opções, é importante que possamos nos experimentar em diferentes áreas para já irmos formatando a carreira que iremos seguir: área pública ou privada, carreira acadêmica, carreira empreendedora, carreira corporativa, entre outras.

Atualmente, muitas empresas, desde as pequenas até empresas multinacionais, estão dando ao estágio um papel de grande importância, em que os estagiários são vistos como o futuro da organização e também como uma forma de aproximar o mundo corporativo do mundo acadêmico, trazendo soluções e inovações como grandes contribuições. Por esse motivo é que da mesma forma que as empresas estão dando esse papel de grande importância aos estagiários, que estes devem também considerar o estágio como uma grande oportunidade de acesso ao mercado de trabalho na sua área de atuação, através de uma postura pró-ativa, comunicativa, empática, e acima de tudo inovadora.

Esse papel de grande importância que vem sendo dado ao estágio é acompanhado de uma seleção ainda mais rigorosa em que, na maioria das vezes, o que as empresas buscam é o estagiário que tenha o perfil comportamental mais próximo aos valores da empresa, sendo que em poucas vezes são colocados em primeiro lugar experiências ou até mesmo conhecimentos técnicos. Por isso a necessidade de muita transparência e autenticidade nos processos seletivos, tanto nos individuais quanto em grupo.

Já que os estágios servem para nos experimentarmos, vamos estagiar nas mais diferentes áreas possíveis, nas diferentes empresas do ramo, vamos experimentar diferentes opções de carreiras: acadêmica, empreendedora, corporativa, etc. E depois que encontrarmos qual viagem queremos para o nosso futuro, vamos dar um up na nossa bagagem de conhecimentos e aproveitar esse estágio ao extremo. Lembrando sempre que essa experimentação deve acontecer com muita responsabilidade e comprometimento, pois ela corre um sério risco de ser a viagem de nossas vidas.