PUCRS Carreiras promove evento sobre “Felicidade no trabalho”

Para celebrar o ano do PUCRS Carreiras, foi realizado na manhã de hoje (06), o “Café com as empresas”, um evento que teve como objetivo a aproximação da Universidade com o mercado de trabalho. E nada melhor do que falar sobre “felicidade” com nossos parceiros, afinal, esse é o sentimento por tudo que vivenciamos e pelo companheirismo deles.

Nosso convidado para esse bate-papo foi o psicólogo, Rafael Ruschel, que têm estudado sobre psicologia positiva nas organizações. Aproximadamente representantes de 30 empresas de diferentes segmentos participaram dessa conversa e partilharam como trabalham esse tema no ambiente interno. Uma delas é a Ana Cecília Ottenstein da Rede Marista que vê essa troca como muito positiva e destaca que “o Rafael trouxe várias dicas que eu já vinha trabalhando de outra forma e que agora clareou mais ainda, isso contribui para nós e também para nossos colaboradores”.

A Laura Voelcker da empresa Lacog, que há mais de dois anos é parceira do PUCRS Carreiras nos processos de recrutamento e seleção, também concorda com a importância desse tema, “ele é pauta constante em nossa empresa, sempre pensamos em ações para contribuir com nosso ambiente de trabalho”, ressalta Laura. E justamente por ser um tema discutido nas empresas que foi escolhido. Conforme a coordenadora da Área de Gestão de Carreiras, Daniela Boucinha, “a felicidade está muito em alta, e já mostra uma grande mudança em relação ao mercado de trabalho e a carreira, não olhando apenas nas atividades que se desempenha, mas questionando o que nos faz feliz, e que nos traz realização”, destaca Daniela.

Esse evento também é um momento para (des)construção, afinal, quando falamos em felicidade no trabalho a maioria das pessoas associa à frase apenas a realização profissional. Mas Rafael vai além, “passamos quase que a maior parte da nossa vida trabalhando e o impacto do nosso bem estar no trabalho é muito grande na nossa saúde mental de forma geral e passar para esse paradigma que nosso trabalho tem que ser algo sustentável, gostoso, que nos traga satisfação pessoal é muito bom”, finaliza.

O intuito de compartilhar conteúdo, promover a reflexão das pessoas que são nossas parceiras e ter uma maior aproximação foi realizado com sucesso. Daniela finaliza o evento com a sensação de estar “muito satisfeita em ter esse espaço de troca, escuta, aproximação e pensar disso, penar as estratégias e ideias para o próximo ano”. Esse evento é de encerramento do ano, mas é o início de um novo momento junto às empresas. Até 2020!