#Vídeo 04: #PorUmaCulturaDaSaúdeMental

Por: Amanda Ferronato – Assessoria de Comunicação –

Quando falamos em cuidar da saúde não estamos falando apenas em cuidar da saúde física, mas também e muito importante da saúde mental. Com a intenção de convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o primeiro mês do ano é dedicado à conscientização de temas relacionados à saúde mental a partir da campanha Janeiro Branco.

Nosso serviço está atrelado diretamente a essa causa, e por isso contamos com uma equipe de psicólogos para auxiliar as pessoas que procuram nossa consultoria, pois falamos de carreira como um grande projeto de vida, e para que a pessoa possa florescer no trabalho ela precisa estar bem enquanto indivíduo. Nossa psicóloga e consultora Gabriela Techio, listou algumas dicas para ajudar na promoção da saúde emocional:

Comunicação aberta e transparente: cultive e busque participar de espaços em que as pessoas se comuniquem de forma assertiva, colocando suas ideias com respeito e escutando a opinião dos outros.

Busque o suporte colegas e gestores: uma pessoa passa grande parte d

o seu dia no trabalho, assim, o local precisa ser fonte de suporte diante de situações difíceis do dia a dia, seja sobre demanda de trabalho ou pessoal. Não se culpe ou se exija demais, somos melhores juntos. Por exemplo: peça ajuda de um colega em uma demanda que não está conseguindo lidar sozinho e se coloque à disposição para dar suporte em outro momento.

Bom uso do intervalo de trabalho: Ninguém é uma máquina que trabalha sem parar. Utilize os momentos de intervalo do trabalho para descansar, almoçar com amigos, dar uma caminha, entre outras atividades que possam gerar bem-estar e fazer o resto do dia fluir com mais energia e tranquilidade.

Compartilhe os valores com o local e grupo de trabalho: agir de acordo com o que se acredita é importante para que a rotina ganhe sentido e o trabalho seja mais prazeroso. Por isso, é importante estar em um ambiente em que o indivíduo enxergue seus valores sendo colocados em prática.

Invista em autoconhecimento: é importante entender como os pensamentos e emoções direcionam as ações e interferem nos relacionamentos. Ao se conhecer, o indivíduo entende a sua responsabilidade para um ambiente de trabalho mais saudável e pode agir de forma mais assertiva.

Planeje seu dia de trabalho: tenha clareza sobre o que é preciso ser feito, o que é prioridade, o que pode ser delegado ou construído em equipe. Organize seu dia de forma realista, às vezes é preciso mais tempo do que previsto para realizar uma atividade. Ainda, aprenda a lidar com imprevistos e reorganizar o planejamento do seu dia de trabalho.

Janeiro Branco – #PorUmaCulturaDaSaúdeMental

#PorUmaCulturaDaSaúdeMental ?Com a intenção de convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o primeiro mês do ano é dedicado à conscientização de temas relacionados à saúde mental a partir da campanha #JaneiroBranco. Em nosso vídeo ? de hoje, a psicóloga e consultora de carreira, Daniela Boucinha, fala sobre essa campanha. ? Você também pode conferir algumas para ajudar na promoção da saúde emocional da nossa consultora de carreira, Gabriela Techio: blog.carreiras.pucrs.br/porumaculturadasaudemental/

Publicado por PUCRS Carreiras em Segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Deixe um comentário