Potência acadêmica, hard e soft skills: Como é o profissional do futuro?

Por: Ana Cecília Petersen – Gestão de Carreira –

Na indústria 4.0, as soft skills ganham cada dia mais relevância como um dos fatores decisivos na contratação e na jornada do colaborador na empresa. As habilidades socioemocionais estão mudando a forma como os profissionais se preparam para potencializar sua empregabilidade, buscando possibilidades de desenvolvimento além das hard skill, a fim de se tornarem mais competitivos no mercado de trabalho.

A Universidade é um espaço de transformação, sendo uma construção de dentro para fora – evolução do profissional e a sua contribuição para o mundo. E todo esse movimento não acontece somente com o desenvolvimento das hard skills, aquelas habilidades específicas de uma profissão, mas também de competências transversais que podem ser aplicadas em diferentes contextos.

Segundo o relatório “The Future of Work”, do Fórum Econômico Mundial, o desenvolvimento das soft skills será um dos grandes diferenciais do profissional do presente e do futuro. E não é preciso ir longe para entender isso. Basta lembrar que 91% das pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas demitidas pelas comportamentais.

Esse é um dos principais assuntos do mercado de trabalho atualmente. E se você ainda não entendeu a sua importância, está perdendo grandes oportunidades de crescimento.

Os profissionais que se preocupam somente em aprimorar o currículo com novos conhecimentos teóricos e técnicos ficarão para trás. Diversas empresas e profissionais já perceberam isso: quando investem no desenvolvimento das soft skills os resultados são acima da média.

Aqui no PUCRS Carreiras, queremos formar profissionais versáteis e que naveguem bem nas organizações, por isso o desenvolvimento das soft skills é um eixo de aprendizado colocado em prática. O Programa Power Skills, uma imersão em competências comportamentais, que foi pensado para complementar suas hard skills e possibilitar a conquista de melhores resultados tanto na vida profissional como na vida pessoal.

Com uma abordagem hands on e gamificada, vamos facilitar o seu desenvolvimento, explorando a fundo aspectos comportamentais, como: autoconhecimento, inteligência emocional, comunicação, colaboração e influência, através de trilhas práticas que foram criadas em colab com empresas referências do mercado.

E aí, você está preparado para sair da sua zona de conforto e entrar na sua zona de desenvolvimento?

Ficou interessado em conhecer mais sobre o Programa Power Skills?  Clique aqui.