Programa de Monitorias integra site do PUCRS Carreiras

Iniciamos o ano letivo com novidades no site do PUCRS Carreiras. Além dos serviços de Consultoria, Mentoria e Estágios, o aluno irá encontrar no site o Programa de Monitorias que antes tinha sua gestão de forma física através de formulários e agora passa a ser online, mais rápido e sem burocracia.

Essa mudança se consolidou com a aprovação da Resolução do Programa de Monitorias em 2019, onde ficou estabelecido que o Programa passaria a ficar sob gestão do Núcleo de Apoio Aprendizagem, dentro da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada. Dessa forma foi possível ter um regulamento geral para as monitorias que passam a ser feitas por edital, sendo obrigatório a realização da seleção e relatório. Outro ponto positivo é a possibilidade de uma melhor fiscalização, o cancelamento das monitorias que não estiverem de acordo e o monitoramento e acompanhamento dos dados de forma institucional.

A opção por um sistema automatizado é pela agilidade no processo tanto para o professor que submete a monitoria quanto para o aluno que se candidata. Além disso, contribui também para que o Núcleo de Apoio Aprendizagem que gerencia o Programa de Monitorias consiga ter um foco mais no humano e no desenvolvimento dos alunos deixando os processos administrativos a cargo do sistema, é o que ressalta a coordenadora do Programa, Cíntia Rodrigues de Araújo Peixoto, “optamos pelo sistema, pois nosso desejo é ter um foco na qualificação do trabalho, podendo olhar como o aluno está sendo atendido, como o monitor está sendo o acompanhado e em como a atividade de monitoria contribuiu para o processo de formação e desenvolvimento deste monitor”, destaca Cíntia.

Outro fator positivo aos olhos da coordenadora é estar hospedado no site do PUCRS Carreiras, “quando o aluno acessar o site para ver vagas de estágio ele também ficará sabendo que existem vagas de monitoria e vice-versa, a partir disso, terá um melhor acesso as possibilidades de formação que ele a universidade oferece” acrescenta. Quem compartilha dessa ideia é Katia Almeida, coordenador do PUCRS Carreiras, para ela ter a Monitoria vinculada ao sistema faz com que se consiga cada vez mais ter todos os serviços que tratam da carreira do aluno centralizados, “contribui para auxiliar alunos, professores e comunidade, na busca de oportunidades, desenvolvimento da sua carreira, regularização de documentos de estágio, e agora também todo o processo de monitoria”, finaliza Katia.

PROGRAMA DE MONITORIAS

O Programa é regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Resolução N° 005/2019 aprovada no Conselho Universitário da PUCRS; e tem a finalidade de envolver estudantes de graduação nas atividades de ensino, desenvolvendo iniciativas de apoio à aprendizagem de outros estudantes em temas relacionados às disciplinas curriculares dos cursos de graduação da Universidade.

Para se candidatar à monitoria o estudante deve: estar regularmente matriculado em cursos de graduação da PUCRS; ter disponibilidade de cumprir a carga horária determinada pelo professor responsável durante o processo seletivo e; preencher os requisitos descritos nos Critérios de Seleção.

A candidatura deve ser feita pelo site do PUCRS Carreiras na opção “Talento”, o aluno deve fazer o login com o e-mail @edu.pucrs.br e no menu Monitorias clicar em “Inscrição em Monitoria. Aparecerá uma lista de vagas de monitoria na universidade, e ele fará a busca por assunto, disciplina ou professor responsável, na lista de vagas deve clicar para ver os detalhes da vaga. A inscrição só será realizada quando o candidato clicar no botão “Realizar Inscrição”.

Na opção “Dúvidas Frequentes” estão disponíveis perguntas sobre a Monitoria que podem ajudar no esclarecimento de dúvidas.