PUCRS Carreiras auxilia jovens do Projeto Pescar refletir sobre carreira

Auxiliar pessoas a refletir sobre suas carreiras é essencial, e quanto mais cedo essa reflexão iniciar melhor para o indivíduo e para a sociedade. Com base nisso, o PUCRS Carreiras em parceria com o Projeto Pescar do Instituto Renner, está realizando encontros que possibilitem, aos aproximadamente 20 jovens do Projeto, a refletirem sobre suas carreiras.

O propósito do Instituto Renner é transformar vidas através da moda e segundo a Analista de Responsabilidade Social, Amanda Ely, a troca de conhecimentos irá auxiliar os estudantes a atuarem de forma engajada e ética. Para ela, “olhar para a jornada profissional é essencial para a realização do indivíduo, assim como, fortalecer o projeto de vida e mostrar caminhos para que o jovem se desenvolva e se torne um agente de mudança no contexto que está inserido”, destaca.

Os consultores do PUCRS Carreiras, Andrêus Sousa e Fabiane Rossi, estão conduzindo os encontros divididos a partir de quatro etapas: encontro inicial de apresentação dos jovens e de seus interesses futuros; autoconhecimento (características, habilidades e interesses profissionais); exploração de mercado (áreas de atuação) e Plano de ação (Metas de curto, médio e longo prazo com as ações a serem estabelecidas).

Para o consultor de carreiras, Andrêus, “intervenções de orientação profissional e de carreira durante o ensino fundamental e médio podem potencializar o autoconhecimento e auxiliar os indivíduos a conhecer mais sobre suas áreas de interesse”. Além disso, o consultor reforça que a orientação pode contribuir para que a escolha profissional seja mais realista e pautada em informações de qualidade.

O PUCRS Carreiras oferece o serviço de Consultoria de Carreira que visa auxiliar no desenvolvimento da trajetória profissional, por meio de reflexão, planejamento e ação. Tem como propósito fortalecer o protagonismo de carreira, promovendo a empregabilidade dos participantes. Se você ficou interessado, pode entrar em contato através do Whap, clicando aqui.