Uma parceria que deu match: Cesmar + PUCRS Carreiras/Fijo

Foto: Centro Social Marista – Cesmar

Com mais de 20 anos de história o Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) é uma instituição social que atende crianças e jovens por meio de projetos realizados em parceria com escolas e entidades locais, organizações privadas e governamentais. Em 2014, por meio do programa Jovem Aprendiz, criou-se uma parceria com a PUCRS. De lá pra cá, foram formados mais de 400 jovens, muitos deles adentrando a Universidade e realizando o sonho de cursar o ensino superior.

O vínculo criado com a PUCRS aproximou o Cesmar do PUCRS Carreiras/Fijo e essa parceria deu match! O Cesmar por meio dos cursos de qualificação profissional forma os jovens para o mundo do trabalho e o PUCRS Carreiras/Fijo tem a missão de auxiliar esses jovens no desenvolvimento da sua trajetória profissional, através de conteúdos sobre currículo, entrevista, processo seletivo…

A ideia saiu do papel e a primeira turma a participar da Oficina de Estratégias de Inserção no Mercado de Trabalho na Prática ministrada pelos consultores do PUCRS Carreiras, Ana Cecília Petersen e Gabriel Magalhães, foram dos jovens aprendizes que estão encerando o curso de Assistente Administrativo. Aproximadamente 30 jovens, divididos em dois turnos, participaram das atividades propostas pelos consultores.

Segundo Marcia Beatris Broc, coordenadora do Cesmar, a parceria com o PUCRS Carreiras/Fijo potencializará a formação ofertada aos jovens e a oportunizará maiores chances de se inserirem no mercado, “estamos por meio desta parceria, gerando ainda mais oportunidades a jovens em situação de vulnerabilidade social. Acreditamos nos jovens e na importância da inclusão produtiva na vida destas famílias atendidas pelo centro social”, ressalta.

E essa parceria que oportuniza os jovens a adquirirem potencial competitivo para o mundo do trabalho está apenas começando. Pensar na trajetória de carreira destes jovens é uma das prioridades segundo Marcia, “se tudo ocorrer como planejado, teremos este processo se repetindo mais seis vezes ao longo do ano, a estimativa é que em torno de 200 jovens participem da oficina e sejam formados pelo Cesmar durante o período de um ano”, destaca a coordenadora.

O CESMAR

Localizado no bairro Mario Quintana, o Centro Social Marista de Porto Alegre atende crianças, adolescentes e jovens revivendo a proposta educativa de São Marcelino Champagnat, o que contribui para o desenvolvimento de uma sociedade livre, justa, fraterna e participativa.

O atendimento é voltado a crianças e adolescentes de 06 a 14 anos nos projetos de convivência e fortalecimento de vínculos e atividades de educação integral no contraturno das escolas públicas da região e para jovens de 14 a 24 anos no programa Jovem Aprendiz – sócio aprendizagem.

Para saber mais sobre o Centro, clique aqui.