Você sabe quais são as principais tendências de profissões até 2028?

Por: Ana Cecília Santiago Petersen – Consultora de Carreira –

Com uma certa frequência nos deparamos com um novo artigo ponderando o que esperar do futuro do mundo do trabalho. As hipóteses são diversas, mas existe algo em comum entre todas elas: o mundo vai mudar e você precisa estar preparado para isso.

A multinacional de tecnologia Cognizant elaborou um relatório apontando as 21 profissões do futuro que traz tendências para o mercado até 2028. Esse trabalho foi fruto de 10 anos de análises e pesquisas do Center for the Future of Work (CFoW – Centro para o Futuro do Trabalho) da empresa.

 

Confira quais são as 21 profissões do futuro: 

Técnico em saúde informatizada: Responsável por examinar, diagnosticar, administrar e prescrever tratamentos para pacientes com o auxílio da inteligência artificial e de médicos acessíveis remotamente.

Analista de cidades cibernéticas: Profissional deverá trabalhar com informações que incluam dados dos cidadãos e dos recursos dos municípios.

Diretor de genoma: Profissional vai criar e executar uma estratégia para aumentar o portfólio de produtos que envolvam a ciência da vida.

Gerente de man-machine: Profissional trabalha na colaboração entre homem e a máquina, responsável pela identificação de tarefas, processos, sistemas e experiências que possam ser melhorados com a tecnologia

Coach de saúde financeira: O profissional terá a função de um coach, e vai orientar sobre questões financeiras, os melhores investimentos e aplicações.

Alfaiate digital: Com o avanço crescente do e-commerce, será necessário um profissional que vá até a casa do usuário, pegue suas medidas com um sistema digital e faça os ajustes necessários em suas roupas e sapatos comprados na web.

Chief Trust Officer: Trabalhará ao lado de equipes internas de finanças e relações públicas. Vai gerenciar e aumentar a presença pública e privada em toda a esfera financeira, e sempre trabalhar com transparência nas finanças de uma organização.

Analista de computação quântica: O profissional atuará na área de machine learning (“aprendizado de máquina”, em inglês), principalmente com a integração com o aspecto quântico.

Sherpa de loja virtual: Sherpas ajudam escaladores a subirem montanhas. No futuro, sherpas virtuais vão guiar consumidores pelas lojas virtuais, auxiliando em compras dentro de cenários complexos.

Corretor de dados pessoais: Profissional será responsável por monitorar e comercializar dados de pessoais, empresas e governos deixados na internet

Curador de memória pessoal: Profissional consultará uma série de públicos específicos, a mídia e fontes históricas para refazer e formular experiências do passado, para reduzir o estresse ou a ansiedade que a perda de memória provoca.

Construtor de realidade aumentada: Ele vai projetar, escrever, criar, calibrar, construir e personalizar viagens em realidade aumentada para as pessoas.

Controlador de tráfego autônomo: Gerenciador de tráfego de veículos autônomos e de drones.

Oficial de diversidade: Profissional vai facilitar a rentabilidade e a produtividade de uma organização e, ao mesmo tempo, promoverá um ambiente de inclusão.

 

Deixe um comentário