Ações são promovidas aos estudantes que irão atuar no combate ao COVID-19

Por: Amanda Ferronato – Assessoria de comunicação –

Alunos da área da saúde da PUCRS irão atuar no enfrentamento ao COVID-19, através da ação “O Brasil conta comigo”. A iniciativa é do Ministério da Saúde com alunos dos cursos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia matriculados em instituições de ensino superior para reforçar de forma prioritária a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir da inscrição de aproximadamente 300 alunos no edital no Ministério da Saúde, o PUCRS Carreiras juntamente com a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (PROGRAD) pensaram em estratégias para auxiliar os alunos que irão a campo com pouca ou nenhuma experiência em estágio, e que não teriam supervisão por conta do cenário atual, e também para cuidar da saúde mental destes alunos.

Com o objetivo de acolher os alunos através de oficinas online em grupos, foi criada a ação Cuidar de quem Cuida, com os Consultores de Carreira, psicólogos e psicólogas. Durante as oficinas, os Consultores realizarão uma escuta qualificada, cuidando das expectativas, auxiliando a identificar formas de lidar com as demandas do dia a dia na luta contra a COVID-19 e agindo como um apoio neste desafio profissional. Além das Oficinas também estão sendo produzidos materiais para as redes sociais com base na Cartilha_recomendações_gerais produzida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (CEPEDES) da Fiocruz.

Para a coordenadora do PUCRS Carreiras, Katia Almeida, a ação promovida tem como intuito orientar e dar suporte aos alunos que estão indo atuar na linha de frente, “os alunos têm nos seus professores um auxílio para questões técnicas que enfrentarão nesse desafio e o PUCRS Carreiras será o auxílio para questões emocionais, onde eles poderão compartilhar anseios e expectativas”. A coordenadora também ressalta que essa ação vai ao encontro com o propósito do serviço “nosso compromisso é sermos o elo entre a Universidade e o mundo do trabalho”, finaliza.

Os alunos inscritos no edital e que tiverem interesse em participar das oficinas devem realizar a inscrição através do site do PUCRS Carreiras. Confira o passo a passo.

Confira os locais com atendimento voluntário de apoio à saúde mental para profissionais da área de saúde: Atendimento Voluntário – Cuidar de quem cuida