Além do Emprego: O Papel Transformador do Trabalho Voluntário

Por: Thaline da Cunha Moreira – Psicóloga e Consultora de Carreira  

Há algum tempo, estamos percebendo uma transformação na forma como encaramos a carreira. Anteriormente, era comum seguir um caminho linear, buscando estabilidade em um emprego que se mantivesse por muitos anos. Contudo, esse modelo já não é predominante.

Atualmente, a carreira é vista como uma área da vida que requer administração própria, com transições mais frequentes e um futuro menos previsível. Essa mudança nos leva a considerar outras formas de trabalho além do formal e remunerado. Destacando-se o trabalho social e voluntário, cujo investimento de tempo em atividades não remuneradas pode trazer inúmeros benefícios, inclusive para a construção da carreira.

Mas, como exatamente o trabalho voluntário pode ser um diferencial e impactar o início da carreira?

Abaixo, destacamos alguns benefícios dessa atividade:

Desenvolvimento de habilidades: Independente da natureza da atividade voluntária, é provável que você tenha a oportunidade de desenvolver habilidades valiosas também requisitadas pelo mercado de trabalho. Por exemplo, a comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e liderança. O aprimoramento dessas habilidades pode aumentar sua empregabilidade.

Networking: O trabalho voluntário possibilita que você conheça pessoas de diferentes áreas, níveis hierárquicos e origens sociais. Essas conexões podem criar oportunidades de emprego, recomendações e reconhecimento, ampliando suas possibilidades de carreira.

Experiência prática: Além do desenvolvimento de habilidades interpessoais, o trabalho voluntário oferece a chance de adquirir experiência prática e desenvolver suas habilidades técnicas. Com isso, você poderá preencher lacunas no seu currículo, tornando-o mais atraente para os empregadores.

Exploração de interesses profissionais: As atividades voluntárias podem ajudá-lo a descobrir seus interesses profissionais. Te auxilia a identificar o que lhe motiva e faz sentido, proporcionando clareza para as tomadas de decisões de carreira.

Desenvolvimento da proatividade e iniciativa: O voluntariado demonstra sua iniciativa e proatividade ao se envolver em atividades sem retorno financeiro. Características cada vez mais valorizadas pelos empregadores, que podem percebe-lo como um candidato engajado e envolvido em diferentes causas.

Responsabilidade social: A preocupação com a responsabilidade social é valorizada por organizações de todos os setores, que estão em busca de crescimento e impacto para além dos lucros. O trabalho voluntário demonstra esse compromisso com o bem-estar da comunidade.

Clareza dos valores pessoais: O trabalho voluntário pode ajudar a clarificar seus valores e crenças, promovendo o desenvolvimento pessoal, facilitando a identificação de organizações que compartilhem desses mesmos princípios.

Em suma, o presente e o futuro do trabalho nos impulsiona à construção de uma carreira que vá além da experiência formal.

Dessa forma, valoriza todas as oportunidades de aprendizado contínuo, como o trabalho voluntário. Então, se você está no início de sua carreira, já considerou se voluntariar?

Deseja entender melhor como impulsionar sua carreira e encontrar atividades significativas? Entre em contato com PUCRS Carreiras e agende uma consultoria de carreira. Para mais informações, clique aqui.

Deixe um comentário