Você já fez o seu planejamento de carreira?

Por: Thaline da Cunha Moreira – Psicóloga e Consultora de Carreira

Em algum momento da vida, qualquer pessoa vai se deparar com a necessidade de planejar diversos aspectos, como rotina, alimentação, estudos e, a carreira. O planejamento de carreira é um processo essencial para obter maior satisfação com a vida e o trabalho, embora nem sempre seja algo cotidiano. Desta forma, abordar estratégias para sua construção torna-se muito relevante.

O planejamento de carreira surge como uma ferramenta para responder a indagações que surgem em diferentes fases da vida. Por exemplo: Qual curso devo escolher? Qual estágio é mais apropriado neste momento? Como efetuar uma transição de emprego? Ao planejar sua carreira, será proporcionado a melhor abordagem para esses questionamentos.

De maneira abrangente,

o planejamento de carreira implica em traçar uma estratégia para alcançar objetivos. Sejam eles pessoais ou profissionais, uma vez que vida e carreira estão interligadas.

Os objetivos de carreira podem ser estabelecidos para concretizar sonhos de vida, como aquisição de bens materiais ou viagens. Portanto, o planejamento de carreira vai além das possibilidades de trabalho e estudo, incorporando elementos mais amplos.

Contudo, como elaborar um planejamento de carreira eficaz?

O processo envolve a reflexão de três pontos fundamentais: Autoconhecimento, Exploração de Informações e Plano de Ação.

Autoconhecimento

Iniciar o delineamento dos objetivos e compreender a melhor estratégia para alcança-los requer clareza sobre seus valores, crenças, habilidades e interesses. Basicamente, é necessário saber o que se quer para definir para onde se deve ir. A partir da definição do que é importante para você e dos elementos que são essenciais na sua vida, é que se pode levantar algumas possibilidades de carreira, que são um primeiro passo para a definição de objetivos e metas de carreira.

Exploração de Informações

Após definir suas possibilidades, é necessário pesquisar e obter informações sobre a operacionalização dessas ideias. Isso envolve compreender o mercado de trabalho, levantar quais habilidades são necessárias desenvolver, avaliar a viabilidade das opções no momento.

Também é crucial nesse momento investir no networking, aumentando suas conexões, você amplia as suas possibilidades profissionais.

Plano de Ação

Com um entendimento mais compreensível de quem você é, do que é essencial para sua vida e equipado de informações sobre como atingir seus objetivos, é chegada a hora de traçar a estratégia e elaborar o plano de ação.

Este plano vai desenhar as ações a serem realizadas a curto, médio e longo prazo para atingir suas metas e objetivos estabelecidos. É importante destacar que este plano não precisa ser rígido/fixo, a carreira é repleta de momentos que nem sempre podem ser previstos.

Por isso, ao passar por este processo compreenda que este plano pode sofrer alterações. E se, necessário, será redesenhado de acordo com o seu momento.

Rever os passos, pensar novas estratégias e traçar um novo caminho também faz parte do planejamento de carreira. É crucial ter compaixão e paciência com o processo. Além disso, apesar de poder ser realizado sozinho a partir dessas dicas, ter uma ajuda profissional pode tornar o seu plano ainda mais estratégico e eficaz para alcançar as suas metas. O/A consultor/a de carreira, ou orientador/a profissional, é a pessoa que pode te auxiliar nisso, orientando a como organizar esse aspecto da sua vida.

Ficou interessado/a em planejar sua carreira?

No PUCRS Carreiras nós contamos com o serviço de Planejamento de Carreira, em que você poderá ser assessorado/a por uma de nossas consultoras, para saber mais, clique aqui. Você também pode acompanhar outras dicas sobre carreira e demais assuntos relacionados ao trabalho no nosso Podcast “E aí, faz sentido?!”. Eles está disponível no Spotify e YouTube.

Então, venha com a gente planejar o seu futuro e dar sentido a sua carreira!