Produtividade | Dica n°1 – Contexto

Por: Andrêus Sousa – Gestão de Carreira –

O planejamento e escolha de um ambiente de trabalho pode parecer simples, mas o seu impacto pode ser grande no desempenho em atividades. Um ambiente com muitos estímulos paralelos tende a reduzir o seu nível de atenção e sua motivação para realizar as atividades que você precisa, por ter outros estímulos mais “interessantes” concorrendo pela sua atenção. Isso vai de uma notificação no seu smartphone, uma conversa próxima, uma música tocando, uma televisão ligada, etc.

Outro impacto importante do ambiente é que ele pode ser utilizado como um contexto mental, no sentido de identificar que aquele é o seu ambiente e momento de trabalho. E além utilizar o ambiente físico para criar esse contexto mental de trabalho, você pode usar outras estratégias para “entrar no clima” de trabalho. Pesquisas recentes tem identificado um fenômeno chamado “reconexão com o trabalho”, em que profissionais que começam a antecipar ou imaginar suas atividades de trabalho antes de chegar ao local de trabalho, ou quando já estão lá mas não iniciaram as tarefas, alcançam um maior engajamento, foco e emoções positivas em relação à tarefa, além de uma maior percepção de recursos como controle sobre o trabalho e do suporte social.

Basicamente, se conectar com o seu futuro dia de trabalho, com as tarefas que você terá de realizar, ou que realizou no dia anterior antes de começar o seu dia de trabalho pode trazer diversos benefícios, desde que essa reconexão não seja no contexto de uma sobrecarga de demandas que podem gerar emoções negativas.

Como organizar o seu ambiente e contexto mental:

– Escolha um ambiente adequado para realizar as tarefas, em relação à iluminação, silencio, acesso e trânsito de outras pessoas, etc.

– Organize o seu espaço de trabalho antes de iniciar as atividades e tenha certeza de que todos os materiais que você necessita estão presentes;

– Reduza os estímulos do ambiente, e os possíveis estímulos externos que possam interromper a atividade, e assim reduzir a concorrência por atenção no ambiente;

– Utilize “pistas” de que é o ambiente e momento de trabalhar através de rotinas para ingressar no trabalho, da organização e dos objetos no ambiente, entre outros;

– Comece retomando a sua lista de tarefas e demandas para o dia;

– Antes de iniciar as tarefas se relembre das atividades realizadas no dia anterior, ou que ficaram incompletas e que precisam ser finalizadas;

– Inicie a atividade retomando os passos e progressos que você realizou anteriormente;

– Pense sobre as tarefas e o processo para realizar elas, os recursos que você vai precisar utilizar, ou simule que está fazendo elas mentalmente.

 

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